Palmeiras goleia Fortaleza na conquista do hendecacampeonato

Palmeiras goleia Fortaleza na conquista do hendecacampeonato

Hendecacampeão ou 11 vezes campeão, não importa. O Palmeiras adicionou mais um título do Campeonato Brasileiro à sua vasta coleção de taças de maior vencedor de competições nacionais. Nesta quarta-feira (2), o Verdão não precisou nem entrar em campo para garantir a taça, já que, antes, em BH, o Internacional, único que mantinha chances remotas de alcançar o time paulista, perdeu para o América Mineiro por 1 a 0. Depois, em São Paulo, o time de Abel Ferreira completou a festa com goleada sobre o Fortaleza-CE por 4 a 0. Rony, com dois gols, Dudu e Endrick foram para a rede.

O título foi garantido com três rodadas de antecipação, já que o Palmeiras agora soma 77 pontos, contra 64 do Inter. Com nove ainda a serem disputados, não há mais possibilidade matemática do líder ser alcançado.

Coleção

Este é o 11º título do Brasileiro do Palmeiras, que já conquistou a competição em 1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018.

Já para o atual comandante do Verdão, Abel Ferreira, este é o primeiro Brasileiro de sua galeria de conquistas. Desde que chegou ao clube, em outubro de 2020, o técnico português já conquistou as edições da Libertadores de 2020 e 2021, a Copa do Brasil de 2020, a Recopa Sul-Americana de 2022 e o Paulista de 2022.

Gols

Endrick marcou seu primeiro gol como titular do Verdão (Foto: Agência Palmeiras)

Empurrado pela torcida que lotou o Allianz Parque, o Palmeiras abriu o placar aos 14 minutos. Gustavo Scarpa tocou em profundidade para Rony, que bateu na saída do goleiro Fernando Miguel. Aos 31 o Verdão conseguiu ampliar. Marcos Rocha lançou Dudu, que, de fora da área, bateu por cobertura para marcar um golaço.

O Campeão Brasileiro continuou criando oportunidades em profusão, mas o terceiro saiu apenas na etapa final, aos dois minutos, quando Dudu cruzou rasteiro para a área, onde a bola passou por Endrick e Fernando Miguel antes de sobrar para Rony, que, com liberdade, conferiu.

Porém, ainda faltava o do garoto Endrick, que, aos 16 anos, fazia a sua primeira partida como titular. E o gol da joia do Palmeiras saiu aos 18 minutos. Dudu fez grande jogada pela ponta direita antes de cruzar para a área, onde o camisa 16 bateu de primeira. Este é o terceiro gol do jovem atacante em cinco partidas pelo profissional.

A partir daí o Verdão administrou a vantagem para confirmar a vitória de goleada diante de mais de 29 mil torcedores.