As Polícias Rodoviária Federal e Federal realizam nesta quinta-feira (3) em Dourados e região, operação contra quadrilha especializada em furtos, receptação e estelionato tendo como alvo principal nos crimes, colheitadeiras, demais máquinas, peças e implementos agrícolas. Um dos principais envolvidos no caso, empresário dono de oficina, foi preso em flagrante ao ser apanhado com arma na cintura.
A operação desencadeada ao amanhecer acontece nas cidades de Dourados, Vicentina, Fátima do Sul e Naviraí. A polícia apurou que a quadrilha comprava colheitadeiras, peças e implementos "pagando" com cheques sem fundo. Os bens adquiridos através de golpe eram imediatamente levados para determinado local, espécie de esconderijo da quadrilha em Naviraí.
Tudo ficava depositado ali por algum tempo, até serem comercializados e ou desmontados e transformados em peças para vendas. Em alguns casos, a quadrilha agia "por encomenda", alguém procurava alguma peça, implemento e até maquinário, quando o bando pedia pequeno prazo até providenciar, tempo suficiente para agir de forma criminosa adquirindo o produto fazendo nova vítima.
A empresa alvo é reincidente em ações da Polícia Federal. Na ação de hoje, o proprietário foi preso em flagrante pois na chegada dos federais foi surpreendido com uma arma na cintura. A ação policial é coordenada pelo inspetor chefe da Polícia Rodoviária Federal na região, Waldir Brasil acompanhado do delegado Cubas, do SIG-Polícia Civil.