A 'Boiadeira' dominou 2023! Natural de Amambai, a cantora virou estrela, emplacou vários hits e ampliou um subgênero musical criado recentemente, o agronejo. Ana Castela
Celso Tavares/g1
Ana Flávia Castela, 20 anos, natural de Amambai, interior de Mato Grosso do Sul. Uma curta biografia que não dá noção da magnitude de uma das cantoras brasileiras que mais se destacou neste ano. Por falar em 2023, o ano foi bondoso com a sertaneja que foi a cantora do Brasil mais ouvida no Spotify e YouTube.
De uma cidade de pouco mais de 38 mil habitantes, no Brasil Central e carregando os símbolos fronteiriços. Com a "Boiadeira", ser bairrista é fácil! O g1 MS fez uma retrospectivas de acontecimentos importantes na trajetória de Ana Castela, cantora que impulsionou o agronejo em 2023.
Nesta reportagem, você vai ler:
Artista mais ouvida do Brasil no Spotify e YouTube;
Hits: agronejo impulsionado;
Show com o "cavalo da Beyoncé";
'Boiadeira' se emociona no Barretão;
Palinha com Roberto Carlos;
Ana e Mioto: 2023 também teve tempo para o amor.
Artista brasileira mais ouvida
Ana Castela vai para além do streaming, a cantora lotou shows por todo Brasil.
Foto:@leomontphoto
Ana Castela foi a artista mais ouvida no Spotify no Brasil em 2023. A boiadeira também teve a música mais ouvida do ano, a "Nosso Quadro".
Para mim, ser a artista mais ouvida do Brasil foi uma loucura
Seja em qual agregador de aúdio for, Ana Castela entregou números gigantes à indústria musical. No YouTube, um dos primeiros hits da cantora, "Pipoco" tem mais de 250 milhões de visualizações.
Já a música mais escutada em todo o Brasil, "Nosso Quadro" ultrapassa o quadro de 300 milhões de views na plataforma de áudio e vídeo.
Em 2023, Ana Castela esteve no ranking dos mais ouvidos pela primeira vez. No mundo todo, no Spotify, a boiadeira ocupou a 93ª posição neste ano
"Tá entendendo que o meu trabalho está sendo visto pelo brasilzão? Que loucura! Muito obrigado galera, tô feliz demais, cê tá doido!", comemorou os números.
Hits atrás de hits
Capa do single 'Deja vu', de Luan Santana com Ana Castela
Divulgação
Em uma era em que os cantores precisam de hits chicletes para bombar, Ana Castela conseguiu cumprir este papel da indústria musical. Ao ter tido a carreira impulsionada pelas redes sociais, lá no segundo semestre de 2022 com "Pipoco", a boiadeira seguiu a receita com elementos típicos do agro, como a terra, as plantações e os cavalos.
Com batidas fixas e sem muita diferença nos ritmos, Ana Castela se apoiou ao agronejo, subgênero do sertanejo, e levou histórias ao Brasil por meio de várias músicas. Um dos hits mais recentes da boidadeira é "Dejavu", que tem como parceiro outro sul-mato-grossense, Luan Santana.
Os feats, parcerias com outros cantores, fizeram com que Ana estourasse para além da bolha do agronejo. A boiadeira, que é muito consumida pelo público infanto-juvenil, conseguiu penetração também naqueles públicos fiéis ao sertanejo.
Ana Castela celebra cantar na abertura de 'Terra e Paixão' com Chitãozinho e Xororó
Algumas parceriais com a cantora: Gusttavo Lima, Ludmilla, Luan Santana, Melody, Simoni Mendes e até Chitãozinho e Xororó. Ana gravou 'Sinônimos', um clássico com Chitãozinho e Xororó, para a abertura de 'Terra e Paixão', novela das 21h da Globo. Veja o vídeo acima.
Aqui vão três sugestões de hits da boidadeira para incluir a playlist:
Tô Voltando;
Solteiro Forçado;
Nosso Quadro.
Show com o "cavalo da Beyoncé"
Ana Castela fica de pé sobre a escultura de um cavalo na gravação de show realizada em Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná.
Flaney / Divulgação
Foi em uma cidade brasileira, no interior do Paraná, e que é vizinha à Argentina e ao Paraguai. Ana Castela decidiu gravar o primeiro DVD em Santa Terezinha de Itaipu.
A estrutura foi enorme. Fãs de vários estados brasileiros foram até ao interior do Paraná para ver a boiadeira. O show ganhou as redes sociais e virou até meme.
Como é um dia de show e um de folga de Ana Castela
Ana Castela evocou inevitavelmente a imagem de Beyoncé sobre o cavalo montado pela artista norte-americana na foto da capa do álbum Renaissance (2022) e também no recém-estreado show baseado no disco.
A escultura de mais de 5 metros chamou atenção. A festa, com mais de 2 horas de duração teve a participação de vários outros cantores e uma passarela de quase 40 metros.
Boiadeira se emociona no Barretão
Ana Castela chora em show no palco principal de Barretos
O "Barretão" é o maior evento do mundo agro na América Latina. Com rodeios, competições com animais e shows sertanejos, o festival comemora a vida no campo.
Em um show para a história, a boiadeira finalmente chegou ao palco principal da Festa do Peão de Barretos em 2023. Com muita emoção, a cantora se apresentou, se emocionou e levou as músicas para os fãs. Veja o vídeo mais acima.
Fãs lotam arena para ver estreia de Ana Castela no palco principal da Festa do Peão de Barretos
Rafael Smaira/g1
O momento de mais emoção da apresentação foi quando Ana apresentou a canção "Solteiro Forçado". Acompanhada de um piano, a boiadeira avisou que seria uma música "muito difícil de cantar". Ao terminar, caiu no choro.
"Desculpa não conseguir cantar essa música como eu deveria. Eu estou melhorando, estou fazendo fono, mas são dias difíceis, cansativos para c*. Desculpa, crianças, não falem palavrão", disse a cantora no palco em Barretos.
Ana Castela faz história pela primeira vez no Palco Principal em Barretos
Dupla com Roberto Carlos
Ana Castela e Roberto Carlos.
Fábio Rocha/Globo
Para finalizar o ano em grande estilo, Ana Castela foi uma das convidadas de Roberto Carlos para o especial de fim de ano, na Globo. A boiadeira interpretou as canções "Solteiro Forçado" e "Como Vai Você".
"Cantar com o Roberto Carlos é o tipo de sonho que, quando a gente cresce, sabe que precisa ser realizado. Ele é muito querido", descreveu Ana.
No palco, Ana esbanjou carisma e mostrou para o que veio: cantar. Junto do "Rei", a boiadeira embalou uma das músicas de mais sucesso do anfitrião.
Na manhã seguinte à apresentação, a cantora compartilhou os sentimentos. "Queria agradecer a todos vocês que me elogiaram, que mandaram mensagem, comentaram nos vídeos e repostaram, e foram assistir. Também quero agradecer as pessoas que estão falando mal, obrigada, vocês dão engajamento".
Ana e Mioto: em 2023 também teve tempo para o amor
Ana Castela e Gustavio Mioto durante dueto na Festa do Peão de Americana
Júlio César Costa/ g1
2023 também teve espaço para o amor na vida da boiadeira. Entre agendas de shows, compromissos e muita correria, Ana Castela começou a namorar com, o também sertanejo, Gustavo Mioto.
Logo que começaram a namorar, os internautas ficaram ávidos pelo assunto. Mas nem tudo foi calmaria no relacionamento. Ana Castela e Gustavo Mioto anunciaram o fim de namoro em setembro. À época, a informação foi confirmada pela assessoria dos cantores. O casal estava junto desde junho deste ano.
Cerca de um mês após o término, os cantores usaram as redes sociais para relatarem o retorno do namoro. "O marketing voltou (faz duas semanas)", debochou Ana Castela nos stories.
Ana Castela reatou com Gustavo Mioto.
Redes sociais/Reprodução
Nas redes sociais, os fãs comemoraram a volta do casal. "Simplesmente surtando de felicidade", escreveu um seguidor. "Nunca fui triste", comentou outro.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: