PMNAS

Em 2023, programas Bolsa Atleta e Técnico receberam R$ 4 milhões

Fundesporte, também, entregou 27 arenas e fortaleceu o paradesporto O ano chega ao fim com motivos de sobra para se comemorar na área esportiva em Mato Grosso do Sul.

Por Midia NAS em 30/12/2023 às 08:50:46
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O Festival de Praia foi um sucesso com 3 edições nas cidades do interior, as cidades escolhidas foram Coxim, Anaurilândia e Sonora. Levando mais lazer e esporte para as cidades do interior, o festival de praia tem o objetivo de dar visibilidade aos esportes de areia, além de proporcionar à população local momentos de diversão, lazer e bem-estar por meio da atividade física.

Além disso é proporcionado às crianças atividades recreativas e de lazer, que inclui brinquedos infláveis (tobogã e chute a gol), lona de jogos gigantes, oficina de pintura facial e maquiagem infantil, desenhos, jogos de mesa (damas, dominó, bozó, baralho) e corrida kids.

O Festival de Praia 2023 é intergeracional, reúne desde crianças até pessoas idosas. Todos se divertem em um espaço democrático que tem a intenção de privilegiar os esportes de praia e preservar os ambientes não explorados de Mato Grosso do Sul.

O Paradesporto sul-mato-grossense

Em 2023, a Fundesporte organizou uma caminhada orientada em libras, que deu mais visibilidade para a comunidade surda, promovendo a socialização. A caminhada faz parte do programa MS +Acessível, e foi pensada em alusão ao Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro. 

Além da caminhada, acadêmicos de Educação Física da Unigran Capital realizaram uma série de procedimentos na área de saúde e bem-estar: avaliações físicas, bioimpedância, aconselhamento para pessoas com sobrepeso e obesidade, orientações sobre alimentação saudável e quais exercícios físicos são mais apropriados diabéticos, hipertensos e pessoas com colesterol alto.

Aproximadamente 60 pessoas participaram do evento e foram presenteadas com o pôr de sol no cartão-postal de Campo Grande. A Caminhada Orientada em Libras teve um quilômetro de percurso no entorno do lago. A atividade foi intercalada com pausas para orientações de saúde aos participantes e finalizada com um alongamento coletivo.

A Fundesporte também desempenhou um grande papel no apoio de atletas para participação nas Surdolimpíadas. Com muita inclusão e diversidade, pela primeira vez surdos de Mato Grosso do Sul participaram da etapa nacional da Surdolimpíada, em Londrina (PR). Os atletas sul-mato-grossenses competiram no evento nacional, nas modalidades individuais e em duplas de boliche, vôlei de praia e mountain bike.

No boliche, Rivair Souza da Silva, surdoatleta de Dourados, ganhou medalha de ouro. Com o resultado, está convocado para representar o país na Surdolimpíada Mundial, que será realizada em Tóquio, no Japão, em 2025. 

Em parceria com a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), a Fundesporte também realizou o "Diálogos para o Paradesporto e Esporte Paralímpico no Estado de Mato Grosso do Sul", que reuniu representantes do segmento esportivo para discutir estratégias, desafios e aprimoramentos relacionados às políticas públicas voltadas ao esporte para pessoas com deficiência no estado.

Tags:   Esporte
Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2