Nos últimos dias, o Nova News levou ao ar matéria sobre mais de 15 famílias residentes em propriedades rurais localizadas na região do KM 167 da BR-267, em Nova Andradina, que estão enfrentando desafios significativos em decorrência de interrupções constantes e prolongadas no fornecimento de energia elétrica.
Vale destacar que as fazendas Toca Da Onça, Nossa Senhora das Graças, Riachinho, Aruanã I, Aruanã II, São João, Paineira, Pontal e São Cristóvão passaram todo o período do Natal sem energia elétrica, uma vez que o serviço foi interrompido no dia 23 de dezembro e reativado apenas no dia 27, causando inúmeros transtornos e prejuízos.
Ainda conforme apuração da reportagem, a energia na região só foi restabelecida quando moradores locais fizeram, por conta própria, reparos na rede, encaixando os fusíveis que haviam desarmado, levando em consideração a suposta falta de resposta por parte da Energisa, que só teria enviado uma equipe ao local no dia 28, quando o problema já havia sido solucionado pelos usuários.
O Nova News apurou que o caso não foi um fato isolado, uma vez que, nas palavras dos moradores, as interrupções têm sido constantes, tanto é que, em contato com as famílias residentes naquela região, o site apurou que ocorreram novas interrupções na sexta-feira (29) e também neste sábado (30), sendo que, nas duas datas o serviço foi normalizado após o site, a pedido dos clientes da concessionária, entrar em contato com a assessoria de comunicação da empresa pedindo agilidade no atendimento.
"Acreditamos que essa rede que atende as fazendas mencionadas necessita de manutenção urgente. Temos postes tortos, com ferragens à mostra, cruzetas danificadas e vários outros danos. Também percebemos que em alguns locais a rede passa por área de reserva ambiental e as árvores acabam tocando nos cabos, sendo que cabe à concessionária efetuar as podas. No nosso entendimento, enquanto a Energisa não fizer um trabalho nesta linha de transmissão de ponta a ponta nós ficaremos nesta situação de total incerteza", disse um dos clientes.
Outro morador disse que encaminhou, por meio de ofícios, relatos da situação para o Sindicato Rural de Nova Andradina e também para a 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS) à espera de que ambas as entidades possam apoiar a causa, porém, até o momento, não teria recebido retorno.
"A situação aqui está muito complicada e temos sofrido inúmeros transtornos e prejuízos, tanto nas vidas pessoais dos moradores quanto nas atividades econômicas desenvolvidas nas fazendas que são impactadas pelo problema. Agradecemos o apoio da imprensa, por meio do Nova News, e informamos que pretendemos também acionar, nos próximos dias, a Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul (Procon-MS) para buscar soluções", pontuou o responsável por uma das fazendas.
Outro lado
Diante dos questionamentos dos consumidores, a Energisa, por sua vez, afirma que os sistemas aéreos de distribuição de energia elétrica estão sujeitos à ação de fatores alheios ao controle da concessionária, tais como vendavais, chuvas, descargas atmosféricas e abalroamento de postes, entre outros.
"Algumas interrupções do fornecimento são inevitáveis, não havendo prazo determinado para o restabelecimento, pois este dependerá da extensão dos danos causados à rede. Em tais casos, orientamos o consumidor a aguardar a conclusão dos serviços e caso constatado violação dos indicadores de continuidade, o cliente será compensado nas próximas faturas conforme o PRODIST- Módulo 8.e. Portanto, a reclamação recebida foi concluída como procedente. É importante ressaltar que o Brasil enfrenta uma onda histórica de calor extremo, onde vários estados registram temperaturas acima da média para o período. Um dos efeitos da temperatura elevada é o aumento no consumo de energia e, consequentemente interrupções de sobrecarga. Isso porque, mesmo mantendo a rotina de uso, os equipamentos elétricos consomem mais energia quando submetidos à altas temperaturas. No calor, a geladeira e ar-condicionado, por exemplo, são equipamentos mais exigidos para conseguirem rejeitar o calor externo e atingir a temperatura programada. A ENERGISA MATO GROSSO DO SUL reafirma o seu compromisso de continuar aprimorando o serviço de distribuição de energia elétrica em busca da excelência, proporcionando segurança e conformo aos seus clientes", diz a empresa.