Os professores interessados em compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI) já podem conferir o edital publicado na quinta-feira (4/01) no Diário Oficial da União (DOU). A publicação visa subsidiar a seleção de docentes para a elaboração de itens do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024.
A inscrição deverá ser efetuada, exclusivamente, pelo Sistema BNI, no período de 9 de janeiro a 9 de fevereiro . De acordo com o edital, serão selecionados colaboradores para elaboração de itens das licenciaturas nas seguintes áreas: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – inglês, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, matemática, música, pedagogia e química.
Para se inscrever, o docente precisa cumprir requisitos básicos. São eles: ter diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, devidamente registrado e emitido por instituição de ensino credenciada pelo poder público competente; e exercer ou ter exercido atividade docente, nos últimos 24 meses, no curso de graduação para o qual pretende efetuar inscrição.
Participarão da atividade de capacitação somente os docentes cadastrados e convocados pelo Inep. O colaborador será considerado apto a elaborar ou revisar itens para o BNI somente após a participação efetiva nas atividades desenvolvidas na capacitação.
Pela atividade de elaboração, os colaboradores selecionados e devidamente habilitados poderão receber até R$ 500,00 e, pela revisão, até R$ 200,00.
Banco Nacional de Itens
O BNI armazena itens com qualidade técnica para a montagem das provas aplicadas pelo Inep, incluindo o Enade. O objetivo é subsidiar provas capazes de estimar com maior precisão a proficiência dos estudantes com relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos respectivos cursos de graduação.
Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas no seguinte endereço eletrônico: [email protected]
Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)