O calorão não dá trégua em Mato Grosso do Sul, apesar de aproximação de uma frente fria. Nesta quarta-feira (10), a previsão é de sol e variação de nebulosidade, com chance de chuvas de intensidade fraca a forte.
As chuvas podem ser pontuais, acompanhando queda de raio e rajadas de vento. "Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao intenso transporte de calor e umidade juntamente com a aproximação de uma frente fria", explica a meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
O aquecimento diurno, o deslocamento de cavados e a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica favorecem a formação de nuvens e chuvas em todas as regiões do Estado.
Campo Grande amanhece com mínima de 25°C e deve chegar a 34°C. Dourados, também no radar de chuvas, alcança máxima de 38°C. Em Ponta Porã e Iguatemi, os termômetros terão mínimas de 25 a 26°C e máximas de 35 a 39°C, respectivamente.
Porto Murtinho deve pontuar a maior temperatura prevista, com o risco de chegar ao quarto dia no pódio de cidade mais quente do Brasil. A mínima é de 29°C e máxima de 40°C.
Na região pantaneira, Corumbá e Aquidauana começam o dia com 27 e 26°C e máximas de 35 a 38°C, respectivamente. Coxim e Três Lagoas, ao norte e bolsão, devem alcançar máxima de 37°C.