Será reinaugurado na próxima segunda-feira (07) o Banco de Leite Humano Irmã MAria José Machado, na Santa Casa de Campo Grande. O local, que fica no terceiro andar do prédio principal do hospital, estava fechado há dois anos por conta de uma reforma completa na sua estrutura.
O local recebeu uma série de adequações e espaços novos, como a sala de recepção, registro e sala de triagem de doadoras, sala de paramentação com lavabo para doadoras, sala de coleta com sete poltronas, sala para nutrição, consultório de limpeza, depósito de material de limpeza, área de recepção de coleta externa e sala de paramentação para a equipe.
Também foram renovados o sistema sanitário de funcionários, as salas de processamento e de controle de qualidade, o laboratório de controle de leite pasteurizado e a sala de porcionamento e distribuição do leite humano. Conforme a plataforma +Brasil, foram investidos na reforma R$ 250 mil da União, através do Ministério da Saúde, com R$ 190 mil de contrapartida da Santa Casa.
O presidente da Santa Casa, Heitor Rodrigues Freire, comentou a importância da doação do leite humano para a saúde dos recém-nascidos. "Não existe fórmula artificial que se assemelhe ao leite materno, então, investir no crescimento do banco de leite é investir no futuro, garantindo assim que nossas taxas de mortalidade neonatal continuem baixas, principalmente para os bebês que, por variados motivos, não teriam acesso ao leite humano", afirmou.
Banco de Leite Humano Irmã Maria José Machado
De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, o Banco de Leite Humano (BLH) foi inaugurado em outubro de 2004, na gestão do então presidente da Santa Casa, Arthur D"vila Filho.
O local conta com uma médica, uma nutricionista, uma farmacêutica/bioquímica e seis atendentes. O serviço ainda tem equipe de apoio de um militar bombeiro voluntário que auxilia na coleta externa. O foco é a qualidade e o compromisso com o atendimento de excelência.
Em outubro de 2022 foram realizados 1.006 atendimentos nas enfermarias do conjunto da Maternidade, onde abriga a parte das lactantes e parturientes, sendo 496 na sala de recebimento e 189 nas visitas externas. Foram coletados ao todo 127 litros de leite humano para 52 bebês prematuros.