A Secretaria de Saúde de Campo Grande (Sesau) vive um clima de incertezas e tensão com a nova troca no comando da pasta. Sandro Benites sairá da secretaria para voltar ao mandato de vereador e a adjunta, Rosana Leite de Melo, assumirá o cargo de secretária, mas já está fazendo mudanças antes da posse.
Uma das principais preocupações dos servidores é a diferença de metodologia de trabalho entre o atual secretário e a nova, que já anunciou mudanças na rotina de atendimento aos demais servidores. "Bom dia. Informamos que, a partir de hoje, para falar com a secretaria Drª Rosana Leite, precisa agendar ou aguardar na recepção de entrada e se direcionar ao atendente para repassar a informação para secretária da agenda. Visando a organização para poder atender a todos com tranquilidade e agilidade", diz a mensagem encaminhada para os grupos.
A mensagem deu o tom de como deve ser a relação com a nova secretária e desagradou os demais servidores. Eles acreditam que estas barreiras devem dificultar o trabalho, já que os problemas não têm hora marcada pra acontecer.
Antes de assumir oficialmente, ela colocou até armários na frente da sala para que ninguém saiba se ela está ou não na secretaria e avisou que não vai atender gerente ou servidor comum porque essa função é do superintendente e não dela.
Novo adjunto
A possibilidade de um casal no comando da saúde também está desagradando os servidores. A candidata a vereadora na última eleição em Campo Grande, Soninha da Saúde, comanda a ouvidoria da Sesau e pode ter companhia em cargo de comando. O esposo dela, Aldecir Dutra de Araújo, é o principal cotado para assumir o cargo de adjunto.
Soninha tem proximidade com a prefeita Adriane Lopes, pois foi candidata a vereadora na última eleição, completando chapa pelo antigo partido dela, o Patriota.
Dois empregos?
Durante pesquisa sobre o currículo de Dutra, a reportagem constatou que ele já foi secretário em Camapuã e Miranda. Todavia, uma situação recente chamou atenção. Em janeiro de 2023, ele foi designado para função de confiança na Sesau, na Função de Atividades de Assistência e Assessoramento, um cargo de dedicação exclusiva. Entretanto, também prestava serviço na Prefeitura de Bandeirantes.
Consta no site da Prefeitura do Município de Bandeirantes que, no dia 21 de março, o assessor da área da saúde da prefeitura, Aldecir Dutra de Araújo "apresentou as ações realizadas, quantidade de consultas e procedimentos médicos, além da estrutura física e de pessoal de cada unidade de saúde da rede municipal".
A postagem da prefeitura mostra que o servidor acumulava função de confiança aqui e no interior, o que é incompatível, já que o decreto que lhe deu cargo na Sesau só foi revogado em junho.
A previsão é de que Sandro já retorne para Câmara no começo de fevereiro, mas Rosana já dá as cartas na secretaria. Rosana será a terceira secretária desde que Adriane assumiu. José Mauro era indicado de Marquinhos Trad e resistiu por um tempo no cargo. Foi substituído por Sandro, que agora passará o bastão para Rosana.