Eleitores de Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil, tĂȘm atĂ© o dia 8 de maio para emitir a primeira via ou atualizar o tĂtulo de eleitor para as eleições municipais que ocorrem em outubro. Após o perĂodo estipulado pela Justiça Eleitoral, o cadastro serĂĄ fechado e nenhuma alteração poderĂĄ ser feita nos registros.
Nesta quarta-feira (11) o TER (Tribunal Regional Eleitoral) fez alerta para que os cidadãos fiquem em dia com a justiça. O atendimento pode ser realizado de modo virtual ou presencial.
Pela pĂĄgina de Autoatendimento Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, Ă© possĂvel tirar o tĂtulo, imprimir o documento, pedir transferĂȘncia de domicĂlio eleitoral, emitir certidões, consultar dĂ©bitos, imprimir boletos para quitar multas e solicitar a inclusão do nome social no tĂtulo.
Ă importante ressaltar que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os jovens de 16 e 17 anos. Contudo, são obrigatórios a partir dos 18 anos. Quem tem 15 anos, mas terĂĄ 16 atĂ© o dia 2 de outubro, jĂĄ pode providenciar o documento.
NĂșmeros divulgados em novembro de 2023 pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), apontam que Mato Grosso do Sul possui mais de 36 mil eleitores com pendĂȘncias na Justiça Eleitoral. Essas pessoas podem não conseguir votar nas Eleições Municipais de 2024.
Os tĂtulos estão em situação de cancelamento devido ao não comparecimento às revisões eleitorais realizadas em 2019-2020.
Assim, encerraram mais de 2,5 milhões de tĂtulos eleitorais que não compareceram à convocação para revisão. Cerca de 1,6 mil municĂpios, de 15 estados, tiveram inscrições canceladas. MS estĂĄ entre as unidades de federação que foram afetadas: AC, AM, BA, CE, MA, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RS, SC, SP e RO.
No Estado, 28 municĂpios tiveram o programa de revisão. Em 2019 foram: Alcinópolis, Anaurilândia, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, CorumbĂĄ, Figueirão, LadĂĄrio, Novo Horizonte do Sul, Ponta PorĂĄ, Rio Verde de Mato Grosso, SelvĂria, Terenos e TrĂȘs Lagoas.
JĂĄ em 2020 foram: Bodoquena, Cassilândia, Costa Rica, Douradina, Laguna Carapã, Nioaque e ParaĂso das Ăguas. E Dourados e Itaporã receberam o programa nos dois anos.