Secretário-geral da ONU diz que recusa de Israel em admitir um Estado palestino é "inaceitável"
António Guterres, secretário-geral da ONU, afirmou neste sábado, 20, que é “inaceitável” a recusa do governo de Israel em admitir a criação de um Estado palestino.
António Guterres, secretário-geral da ONU, afirmou neste sábado, 20, que é “inaceitável” a recusa do governo de Israel em admitir a criação de um Estado palestino. A fala faz referência à manifestação do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que declarou ser contra a ideia. "A recusa em aceitar a solução de dois Estados para israelenses e palestinos e a negação do direito a um Estado para o povo palestino é inaceitável", disse. O secretário-geral discursou na cerimônia de encerramento da 19ª Cúpula de Chefes de Estado e de governo do Movimento dos Países Não-Alinhados (MNA) em Kampala.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp! WhatsApp“Isto prolongaria indefinidamente um conflito que se tornou uma grande ameaça à paz e segurança globais, exacerbaria a polarização e encorajaria os extremistas em todo o mundo”, declarou. Guterres apelou para que ocorra o cessar-fogo imediato, bem como a “libertação imediata e incondicional de todos so reféns” do Hamas. Ele aproveitou a ocasião para também reforçar que é necessário evitar que o conflito se espalhe por toda a região, especial na Cisjordânia. Em seu discurso aos líderes do MNA, Guterres também lamentou a "erosão" da democracia no mundo, que deixou a porta aberta ao "populismo e ao extremismo", enquanto a pobreza e as desigualdades sociais aumentam e violam os direitos humanos.
*Com informações da EFE