O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) divulgou nas redes sociais imagens de um incêndio que está consumindo a Serra do Amolar, na região do Pantanal Sul-mato-grossense.
O fogo foi identificado neste final de semana, ganhando proporções e atingindo as morrarias da serra. Nesta segunda (29), o incêndio ganhou proporções ainda maiores e está concentrado na Reserva da Penha, em direção ao topo da Serra do Amolar.
O IHP aponta que um pequeno produtor rural pode ter começado o fogo na tentativa de limpar baceiro que estava no acesso da sua propriedade. Ele chegou a ser informado sobre o início das chamas, após constatação do caso na central de monitoramento, em Corumbá.
Ainda conforme o Instituto, a Brigada Alto Pantanal está combatendo as chamas e está sendo mobilizada a contratação temporária de outros 6 brigadistas, além do apoio de quatro brigadistas de Brigadas Comunitárias.
A Polícia Militar Ambiental, responsável pela fiscalização, foi informada sobre o início do fogo, enquanto o Corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar no controle das chamas. Assista ao vídeo compartilhado pelo IHP: