Para quem parte de Campo Grande rumo a Bonito, a nova rodovia de asfalto encurta a viagem em 80 quilômetros pela BR-262, considerando 40 da ida e 40 da volta, na comparação com o caminho mais utilizado hoje em dia, pela BR-060.
Investimento de mais de R$ 340 milhões
Para pavimentar o trecho, o Governo do Estado investiu mais de R$ 340 milhões – dinheiro que beneficia os setores do turismo, já que facilita os acessos aos atrativos naturais de Bonito, e também da pecuária, uma das atividades econômicas de bastante presença em Anastácio.
A Estrada do 21, lembra o secretário Peluffo, foi projetada dentro das diretrizes do programa Estrada Viva, da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). "Tem passagens inferiores de fauna para dar mais segurança aos animais e também aos usuários da rodovia, mitigando acidentes", diz.
Outro investimento na malha rodoviária de Bonito é a pavimentação da Rodovia do Turismo, uma estrada vicinal de 10 quilômetros que liga o centro da cidade aos balneários do Rio Formoso, como o Ecopark Porto da Ilha e o Balneário do Sol. Também na reta final, a obra recebeu R$ 47 milhões de investimentos do Estado.
"Agora estamos licitando uma ponte para este trecho, sobre o Rio Formoso, que será mista de aço e concreto. Essa ponte não terá apoio dentro do rio. Os apoios serão nas extremidades, beneficiando o meio ambiente", explica o secretário.
Outra novidade anunciada pelo titular da Seilog é a licença ambiental emitida para a obra de pavimentação da MS-382, rodovia que dá acesso à Gruta do Lago Azul, um dos atrativos turísticos mais visitados em Bonito.
Segundo Peluffo, o documento emitido pelo órgão ambiental estadual autoriza a pavimentação de 46,9 quilômetros da rodovia, entre o perímetro urbano de Bonito e a Baía das Garças, na divisa com Porto Murtinho.
Fotne: Ascom Seilog / Fotos: Chico Ribeiro