Agência alerta produtores de MS para bactéria altamente destrutiva em mudas de limão, laranja e tangerina
A bactéria HLB, conhecida como "greening", afeta vários lugares do mundo. Segundo a Iagro, produtores devem monitorar as plantações e realizarem o controle recomendado pelas autoridades.
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) emitiu um alerta para os produtores rurais e população em geral sobre o perigo da contaminação bactéria "HLB" nas mudas de cítricos (laranja, limão, lima e tangerina). Conhecida como "greening", a bactéria é altamente destrutiva e não tem cura.
Segundo o Iagro, essa doença provocou grandes prejuízos nos Estados Unidos e também em São Paulo e no Paraná, que são os maiores produtores de laranja do país. A agência também recomenda que sejam feitas aquisições de mudas de qualidade e que seja combatida a comercialização irregular.
Para evitar as contaminações, Glaucy Ortiz, gerente de inspeção e defesa sanitária vegetal do Iagro, destaca que os produtores devem monitorar as plantações e realizarem o controle recomendado pelas autoridades.
A citricultura no Mato Grosso do Sul tem sido influente na diversificação da produção agrícola estadual. Atualmente, existem 2 mil hectares de plantio de limão, laranja e tangerina, cadastrados na instituição.
*Estagiária sob supervisão de Gabrielle Tavares