PMNAS

Agência alerta produtores de MS para bactéria altamente destrutiva em mudas de limão, laranja e tangerina

A bactéria HLB, conhecida como "greening", afeta vários lugares do mundo. Segundo a Iagro, produtores devem monitorar as plantações e realizarem o controle recomendado pelas autoridades.

Por Midia NAS em 02/02/2024 às 17:23:41
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) emitiu um alerta para os produtores rurais e população em geral sobre o perigo da contaminação bactéria "HLB" nas mudas de cítricos (laranja, limão, lima e tangerina). Conhecida como "greening", a bactéria é altamente destrutiva e não tem cura.

Segundo o Iagro, essa doença provocou grandes prejuízos nos Estados Unidos e também em São Paulo e no Paraná, que são os maiores produtores de laranja do país. A agência também recomenda que sejam feitas aquisições de mudas de qualidade e que seja combatida a comercialização irregular.

Para evitar as contaminações, Glaucy Ortiz, gerente de inspeção e defesa sanitária vegetal do Iagro, destaca que os produtores devem monitorar as plantações e realizarem o controle recomendado pelas autoridades.

A citricultura no Mato Grosso do Sul tem sido influente na diversificação da produção agrícola estadual. Atualmente, existem 2 mil hectares de plantio de limão, laranja e tangerina, cadastrados na instituição.

*Estagiária sob supervisão de Gabrielle Tavares

Tags:   Polícia
Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Ju Modas 2