Presidente de El Salvador declara vitória antes dos resultados oficiais

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, de 42 anos, se declarou vencedor das eleições presidenciais do país antes mesmo da divulgação dos resultados oficiais.

Presidente de El Salvador declara vitória antes dos resultados oficiais

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, de 42 anos, se declarou vencedor das eleições presidenciais do país antes mesmo da divulgação dos resultados oficiais. Com uma popularidade superior a 90%, Bukele, do partido Novas Ideias, era o favorito em uma eleição com rivais que apresentavam pouco risco à sua candidatura. Logo após a divulgação de uma pesquisa, o presidente proclamou sua vitória em sua conta no X (antigo Twitter). Segundo ele, de acordo com seus números, ele ganhou a eleição “com mais de 85% dos votos”, o que seria um recorde na história democrática mundial. “De acordo com nossos números, vencemos a eleição presidencial com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 dos 60 deputados na Assembleia (Parlamento)”, afirmou o presidente.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp! WhatsApp

“O recorde em toda a história democrática do mundo”, postou Bukele, sem esperar os dados oficiais da apuração da eleição, na qual, além da definição presidencial, foram escolhidos os membros da Assembleia, o parlamento unicameral do país. O Tribunal Superior Eleitoral está contabilizando os votos e os resultados devem ser confirmados nas próximas horas. Antes do início da apuração, Bukele afirmou ter curado seu país do “câncer” das gangues e defendeu a manutenção do estado de emergência que está em vigor há quase dois anos. O presidente conseguiu disputar a reeleição após uma manobra jurídica contestada pela oposição. Ele se licenciou do cargo antes da disputa para concorrer novamente a mais cinco anos de mandato.

Publicado por Caroline Hardt

*Reportagem produzida com auxílio de IA