Hugo Alves Santiago, 27, entrou no mar na praia da Guilhermina. Ele estava com um primo de 16 anos, quando começou a se afogar, de acordo com o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos).
A mãe do homem, de 57 anos, relatou que viu quando o filho começou a se afogar e acionou os bombeiros. Ela indicou o local para a equipe, que entrou na água para procurá-lo, mas ele não foi localizado.
O primo contou que em determinado momento Santiago se soltou da pranchinha e começou a se afogar. O adolescente conseguiu sair e procurar ajuda.
Os bombeiros mantêm buscas diárias desde quarta, mas o turista ainda não foi encontrado.
Até sexta, 27 pessoas morreram nas praias do litoral paulista, vítimas de afogamento. Outras 1.103 foram salvas, de acordo com o GBMar. Em todo o ano passado, 82 pessoas morreram por afogamento nas praias do litoral paulista e 3.926 acabaram salvas.
Os dados são de ocorrências em Guarujá, Santos, São Vicente, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba, Itanhaém, Peruíbe e Ilha Comprida.
DICAS PARA EVITAR AFOGAMENTOS
- Respeite a sinalização. As placas de advertência reforçam sobre os limites e avisos de perigos;
- Procure o salva vidas local e verifique os pontos mais seguros para banhistas;
- Procure reconhecer a profundidade do local, principalmente em regiões que contenham pedras, como rios e cachoeiras;
- Evite nadar próximo a barcos, navios e outras embarcações;
Insira equipamentos de proteção nas piscinas, como grades, cercas e tablados; - Atente-se com as crianças: pais e responsáveis devem manter o olhar constante para evitar perigos na água, uso de boias são recomentadas para os pequenos;
- Utilize coletes salva-vidas em barcos e para realização de atividades esportivas na água, como o stand-up padle, a canoa havaiana etc.;
- Mantenha objetos flutuantes por perto. A boia é uma excelente alternativa para auxiliar durante o mergulho.Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz