O deputado estadual Coronel David (PL) apresentou na terça-feira (20), na Assembleia Legislativa, requerimento para obter esclarecimentos sobre denúncia na cidade de Três Lagoas, de que policiais penais desarmados estariam realizando a escolta de presos no estado. Além disso, foi destacado que esses profissionais estão trabalhando sem receber EPIs, os Equipamentos de Proteção Individual.
Isso, de acordo com o parlamentar, coloca a vida destes profissionais em risco, além de comprometer a segurança pública. "A ausência de EPIs essenciais não apenas expõe os policiais penais em situação de perigo, mas também coloca em risco a segurança como um todo, facilitando potenciais fugas ou resgates de presos durante escoltas desarmadas", afirma Coronel David.
Recentemente, durante o feriado de Carnaval, houve relatos de fugas de presos de alta periculosidade da penitenciária federal de Mossoró (RN), palco da primeira fuga em um presídio de segurança máxima no país, ressaltando a urgência em garantir a segurança dos policiais que integram o sistema penitenciário no estado.
O requerimento foi encaminhado ao governador, Eduardo Riedel (PSDB), ao secretário de Segurança, Antônio Carlos Videira, bem como ao diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), Rodrigo Rossi Maiorchini.