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Nordeste se destaca entre os Ă­ndices de matrĂ­culas em tempo integral

Os estados que apresentaram maior percentual de alunos em tempo integral matriculados na rede pĂșblica do ensino fundamental são do Nordeste: CearĂĄ, com 51,4%; PiauĂ­, com 48,9%; e Maranhão, com 40,3%.

Por Midia NAS em 22/02/2024 às 22:53:30
Foto: Reprodução internet

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Os estados que apresentaram maior percentual de alunos em tempo integral matriculados na rede pĂșblica do ensino fundamental são do Nordeste: CearĂĄ, com 51,4%; PiauĂ­, com 48,9%; e Maranhão, com 40,3%. Os dados constam do Censo Escolar 2023, divulgado nesta quinta-feira (22) pelo MinistĂ©rio da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep).

Nove estados apresentaram percentuais acima da mĂ©dia nacional, que Ă© de 17,5%. Desses, apenas dois não estão na Região Nordeste: Tocantins, com 35,7%, e São Paulo, com 21,9%. Completam a lista de estados que subiram a mĂ©dia nacional Alagoas (20,4%), ParaĂ­ba (19,5%), Sergipe (18,9%) e Bahia (17,5%).

Os piores Ă­ndices ficaram com Rondônia (2,9%), AmapĂĄ (4,4%), Roraima (4,5%) e Santa Catarina (5,8%).

O desempenho do Nordeste foi elogiado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante a divulgação do censo. "Quero destacar que os estados que tĂȘm o maior taxa de nĂșmero de matrĂ­cula de tempo integral são nordestinos", disse o ministro ao associar o resultado a polĂ­ticas pĂșblicas como o Programa Escola em Tempo Integral, que prevĂȘ o aumento das vagas em tempo integral, ou seja, com uma jornada igual ou superior a 7 horas diĂĄrias ou 35 horas semanais.

Sancionado em julho de 2023 pelo presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva, o programa previu R$ 4 bilhões em investimentos para ampliar em 1 milhão o nĂșmero de matrĂ­culas em tempo integral nas escolas de educação bĂĄsica no ano passado. A meta Ă© alcançar, atĂ© 2026, cerca de 3,2 milhões de matrĂ­culas.

Anos iniciais e finais

Durante a apresentação do Censo 2023, o diretor de EstatĂ­sticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, apresentou um quadro com a evolução da proporção de alunos em tempo integral no ensino fundamental, comparando, ano a ano, o nĂșmero de matriculados nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Em 2019, o Ă­ndice de matriculados que faziam tempo integral nos anos iniciais era de 10,1%, e de 10,3% nos anos finais. Em 2020, eram 8,4% dos matriculados nos anos iniciais, enquanto 7,5% dos que estavam nos anos finais estavam matriculados. Em 2021, eram 9,3% nos anos iniciais e 9,9% nos anos finais; e em 2022, eram 11,4% nos anos iniciais e 13,4% nos anos finais.

Resposta rĂĄpida

Em 2023, o censo contabilizou 13,6% de matrĂ­culas em tempo integral nos anos iniciais e 16,5% nos anos finais. "Esse crescimento Ă© uma resposta bastante importante, decorrente das polĂ­ticas que estão em curso no ministĂ©rio. A resposta foi muito rĂĄpida em relação ao comportamento dessas matrĂ­culas de tempo integral", avaliou o ministro.

"VocĂȘs podem apreciar aqui o esforço que cada estado teve, no sentido de ampliar a permanĂȘncia dos estudantes na escola. Nossa expectativa Ă© de que, agora em 2024, essa proporção seja bastante ampliada em função dos programas que estão em curso no MinistĂ©rio da Educação", acrescentou.

Ensino fundamental

O levantamento mostrou que a maior parte dos alunas da educação bĂĄsica se concentra no ensino fundamental (26,1 milhões de matrĂ­culas), e que 121,4 mil escolas (68%) ofertam alguma das suas etapas: 103,8 mil atendem alunos nos anos iniciais (1Âș ao 5Âș) e 61,8 mil cobrem os anos finais (6Âș a 9Âș).

"A rede municipal Ă© a principal responsĂĄvel pela oferta do 1Âș ao 5Âș ano, com 10 milhões de estudantes matriculados (69,5%), o que representa 86,1% da rede pĂșblica. Nessa etapa, 19,3% dos alunos frequentam escolas privadas, rede que cresceu 1,1% de 2022 para 2023", detalha o MEC.

Ao todo, 11,6 milhões de alunos frequentam os anos finais, nos quais a divisão de responsabilidade entre estados e municĂ­pios na oferta do ensino Ă© mais equilibrada, se comparada aos anos iniciais. "A rede municipal atende 5,1 milhões de estudantes (44%) e a estadual, 4,6 milhões (39,5%). As escolas privadas representam 16,3% das matrĂ­culas do 6Âș ao 9Âș ano", complementou.

Ensino médio

Ainda segundo o Censo 2023, 7,7 milhões de matrĂ­culas foram registradas em 2023 no ensino mĂ©dio, o que representa uma "ligeira queda de 2,4%" na comparação com o ano anterior. Trata-se, segundo o MEC, de um "movimento esperado, em função do aumento das taxas de aprovação no perĂ­odo da pandemia".

O levantamento mostra que 84,8% dos alunos do ensino mĂ©dio estudam no turno diurno; e que 15,2% dos estudantes estudam à noite. A maioria (94,5%) frequenta escolas urbanas. Outra estatĂ­stica observada Ă© de que 43,4% das escolas de ensino mĂ©dio atendem mais de 500 estudantes.

A primeira etapa do Censo Escolar 2023 apresenta dados sobre escolas, professores, gestores e turmas, alĂ©m das caracterĂ­sticas dos alunos da educação bĂĄsica. Foram registrados 47,3 milhões de estudantes, considerando todas as etapas educacionais, distribuĂ­dos em 178,5 mil escolas.

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