MPE dá ultimato em prefeitura para transparência na contratação de professores

O promotor Gilberto Carlos Altheman JĂșnior estĂĄ de olho na contratação de professores temporĂĄrios no MunicĂ­pio de Glória de Dourados, comandado por Aristeu Nantes.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O promotor Gilberto Carlos Altheman JĂșnior estĂĄ de olho na contratação de professores temporĂĄrios no MunicĂ­pio de Glória de Dourados, comandado por Aristeu Nantes. Após investigar contratações de temporĂĄrios sem transparĂȘncia de dados, em detrimento da realização de concurso pĂșblico, o promotor divulgou recomendação ao prefeito.

Chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça a notĂ­cia de que a Secretaria Municipal de Educação não vem dando transparĂȘncia nos atos de convocação de professores, ferindo o artigo 38 da Lei Complementar Municipal n° 84/2021 (Estatuto do MagistĂ©rio PĂșblico da Prefeitura de Glória de Dourados), onde estabelece que deverão constar dos atos de convocação, no mĂ­nimo a identificação do docente convocado, a atividade, ĂĄrea de estudos ou disciplinas, o perĂ­odo de convocação, a quantidade de horas/aulas, a unidade escolar, o motivo da substituição ou a origem da vaga.

Gilberto Carlos Altheman recomendou que a SecretĂĄria Municipal de Educação de Glória de Dourados cumpra, no prazo de 15 (dias) dias, contados a partir do recebimento, o que determina a lei municipal.

A ausĂȘncia do cumprimento das medidas impulsionarĂĄ o MinistĂ©rio PĂșblico a adotar as providĂȘncias judiciais e extrajudiciais pertinentes para garantir a prevalĂȘncia das normas de proteção ao patrimônio pĂșblico e social.