Briga de gigantes: onça 'leva a melhor' durante caçada a jacaré em rio do Pantanal
O flagrante foi feito na Fazenda Caiman, em Miranda (MS), pelo fotografo e biólogo, Lucas Morgado. Surya, a onça-pintada, é monitorada pela Organização Não Governamental (ONG) Onçafari.
"Magnífico, surreal e inesquecível", estas foram as palavras usadas pelo fotografo e biólogo, Lucas Morgado, ao flagrar uma onça-pintada caçando um jacaré no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O vídeo foi divulgado, nesta sexta-feira (23), nas redes sociais do profissional. Veja o registro acima.
Nas imagens é possível ver o animal se aproximando do jacaré e vencendo a disputa, que foi rápida e ocorreu dentro d'água.
"Eu, como muitos biólogos e amantes da natureza, era fascinado pelos documentários de vida selvagem quando criança. Sonhava em um dia ter o privilégio de testemunhar de tão perto a constante luta pela sobrevivência e adaptação das espécies. Hoje, posso dizer que vivo esse sonho", comentou Lucas.
Onça 'leva a melhor' durante caçada a jacaré em rio do Pantanal Foto: Lucas Morgado/Redes sociais
A onça-pintada que aparece nas imagens é chamada de Surya e usa uma espécie de colar por ser monitorada pela Organização não governamental (ONG) Onçafari.
O que é o Onçafari?
O Onçafari é uma ONG que atua basicamente em seis frentes de trabalho: Ecoturismo, Ciência, Reintrodução, Social, Educação e Florestas.
Uma das principais ações do Onçafari é habituar animais, como a onça-pintada e o lobo-guará, à presença de veículos.
À medida que os animais se acostumam com a presença dos carros de safári, deixam de encará-los como uma ameaça e ficam mais à vontade, o que facilita o desenvolvimento do ecoturismo na região.
Para a ONG, os encontros com os animais silvestres fazem com que as pessoas aprendam mais sobre as espécies, assim, as envolvendo no processo de conservação da fauna pantaneira.