Caso de Fake News causa alarde na Fronteira: Radialista Fabricio de Souza esclarece situação
A disseminação de informações falsas, conhecidas como fake news, tem gerado preocupação entre amigos e familiares do radialista Fabricio de Souza, pré-candidato a vereador na fronteira.
A disseminação de informações falsas, conhecidas como fake news, tem gerado preocupação entre amigos e familiares do radialista Fabricio de Souza, pré-candidato a vereador na fronteira. "Estou muito bem pessoal", afirmou Fabricio, alertando para a importância de combater a desinformação.
Com a popularização e o fácil acesso aos meios de comunicação, as fake news se tornaram uma realidade preocupante. Ontem (26-02), grupos de WhatsApp na fronteira foram agitados por notícias fraudulentas envolvendo o radialista Fabricio de Souza, difundidas por um número fake presente em vários grupos.
Por volta das 19:00h, compartilhou-se a informação de um assalto na rua Paraguai, com o veículo alvejado por disparos de arma de fogo e a possibilidade de um radialista ferido sendo encaminhado para um hospital da região. A partir daí, o caos se instalou.
Amigos e familiares tentaram obter informações nos hospitais da região, sem sucesso ao tentar contatar o radialista. Nossa equipe também enfrentou dificuldades para falar com Fabricio no momento do suposto assalto, obtendo retorno apenas uma hora depois via WhatsApp, quando o radialista esclareceu a situação.
"Boa noite pessoal, estou bem! Vi que todo mundo começou a ligar e mandar mensagens para mim quando entrei no carro, deixei o celular nele. Estava em uma reunião marcada para hoje e não pude responder na hora. Peço desculpas pela demora! Já estou em casa. Acredito que se trata de fake news, alguém tentando brincar ou algo aconteceu com outra pessoa e utilizaram meu nome. Estou assustado com tantas ligações e chamadas, meu telefone vai explodir", esclareceu Fabricio.
As fake news se espalham conforme são compartilhadas, como ocorreu neste caso. É fundamental repassar apenas informações verídicas e questionar sempre manchetes duvidosas. Notícias falsas se propagam rapidamente e apelam para o emocional das pessoas, principalmente daqueles que acompanham diariamente as redes sociais, chamando atenção com títulos sensacionalistas e fotos falsas, levando ao consumo desenfreado de conteúdo "noticioso" sem confirmação da veracidade, podendo gerar grandes transtornos.
É crucial ter cautela com as notícias compartilhadas, pois nem toda informação encontrada na internet é verdadeira. Alguns sites e grupos propagam notícias falsas ou desatualizadas.