PMNAS

Quatro postos vão funcionar das 7h às 19h a partir da segunda quinzena de março

Dourados terá quatro postos de saúde que vão funcionar por um período de 12 horas seguidas, das 7h às 19h, a partir da segunda quinzena de março.

Por Midia NAS em 27/02/2024 às 12:30:00

Dourados terá quatro postos de saúde que vão funcionar por um período de 12 horas seguidas, das 7h às 19h, a partir da segunda quinzena de março. Conforme havia antecipado a reportagem, as unidades estão localizadas em regiões diferentes: Jóquei Clube, Parque do Lago II, Idelfonso Pedroso e jardim Maracanã.

Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (27), o prefeito Alan Guedes e o secretário municipal de Saúde, o médico Waldno Lucena Junior, expuseram que o município está prestes a contratar mais 31 profissionais de saúde para atender ao programa InovaAPS, de atenção à saúde primária, que está sendo desenvolvido em parceria com a Fiocruz e o Ministério da Saúde.

Com a proposta, Dourados será o terceiro município do país, após Rio de Janeiro e Campo Grande (MS), a implantar o programa de ampliação de horário de funcionamento de postos de saúde.

"Muitos trabalhadores só podem ir ao posto em horário de almoço ou final de tarde e essas quatro unidades vão ser referência", diz o secretário de saúde. A expectativa é que o novo horário passe a funcionar a partir de 22 de março, data de aula inaugural dos profissionais contratados ao programa.

Horário da noite

Outras novidades que serão colocas em prática, mas a partir de abril, e o horário de atendimento noturno dos postos Seleta, no jardim Flórida, e Santo André, no bairro que lava o nome do posto. Eles atenderão normalmente das 7h às 11h e das 13h às 17h, com diferencial que reabrirão das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira.

As duas unidades não serão referência para urgência e emergência no período noturno. Esse tipo de atendimento continuará sendo prestado na UPA.

"A Seleta e o Santo André vão realizar os mesmos serviços já feitos durante o dia, ou seja, de rotina à atenção primária à saúde. Vão aplicar vacina, realizar pré-natal, vai atender o público hipertenso e diabético, fará troca de receita, tudo o que é feito durante o dia", explica Waldno Lucena Junior, que é médico especialista em Medicina de Família e Comunidade.

Qualquer pessoa poderá procurar as unidades para atendimento noturno, assim que estiverem em funcionamento, disse o secretário. Com a abertura no período noturno, espera-se que haja uma diminuição no fluxo de pacientes na UPA, pois muitos dos atendimentos no local não são de urgência.

Os atendimentos noturnos nessas duas unidades farão parte de outro programa, o Saúde na hora, do Governo do Estado, que trata da implantação do horário estendido de funcionamento das USF (Unidades de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde).

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2