Em Naviraí, a Sanesul vem trabalhando nos projetos de expansão do saneamento, tanto do sistema de abastecimento de água tratada, como do sistema de coleta e tratamento do esgoto doméstico.
Por meio do contrato de concessão entre o município e a Sanesul, a companhia consegue fazer a gestão do abastecimento de água que hoje é universalizado para todos os moradores. Além disso, mantém garantidos recursos necessários para fazer a expansão da rede de esgotamento sanitário no centro e bairros.
Esses recursos têm origem no Programa Avançar Cidades, do Governo Federal, que serão utilizados na construção da infraestrutura da rede de coleta, ligações domiciliares de esgoto e melhorias na estação de tratamento já existente. Estão previstos cerca de 60 km só de rede de coleta nas ruas da cidade. O projeto aguarda licitação.
O objetivo é aumentar os índices de cobertura do serviço de esgoto cujo principal benefício está na qualidade da saúde da população. Porém, também proporciona um ambiente competitivo para atrair negócios e receber novos moradores.
Esta semana, os vereadores de Naviraí, Josias de Carvalho e Fabiano Domingos dos Santos, estivem com a diretoria da Sanesul para conhecer o contrato de programa pré-estabelecido, onde contém o valor de investimento para os próximos anos e as regiões onde serão feitas as obras, e pedir uma análise de viabilidade para também incluir o bairro Ipê. De acordo com os dois vereadores essa foi uma reivindicação dos próprios moradores.
Com o pedido oficializado pelos representantes da Câmara, a equipe técnica da Sanesul vai fazer os estudos de campo necessários e avaliar a viabilidade de inclusão do bairro, identificando custos e prazos para toda a infraestrutura de rede.