PMNAS

Renato Câmara solicita ações emergenciais em socorro ao setor produtivo nas questões dos financiamentos agrĂ­colas

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Renato Câmara (MDB), apresentou Indicação solicitando a realização de estudo de viabilidade para a implementação de medidas emergenciais relacionadas ao financiamento agrĂ­cola, tais como o PRONAF, PRONAMP e FCO.

Por Midia NAS em 01/03/2024 às 16:17:37
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Renato Câmara (MDB), apresentou Indicação solicitando a realização de estudo de viabilidade para a implementação de medidas emergenciais relacionadas ao financiamento agrĂ­cola, tais como o PRONAF, PRONAMP e FCO. A reivindicação foi endereçada ao ministro de Fazenda, Fernando Haddad e ao ministro de Desenvolvimento AgrĂĄrio e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

O 'Deputado do Agro' justificou, durante a sessão plenĂĄria desta quinta-feira (29-02), que uma conjunção de fatores adversos estĂĄ impactando diretamente a atividade agrĂ­cola e pecuĂĄria em Mato Grosso do Sul.

"As intempĂ©ries reduziram a produtividade das safras de soja e milho, conforme estimativas da Aprosoja/MS, resultando em uma produção significativamente menor em comparação aos anos anteriores. Neste contexto, precisamos que medidas emergenciais sejam adotadas para minimizar os prejuĂ­zos do setor", justificou Renato Câmara, que recebeu este pleito da Federação de Agricultura e PecuĂĄria de Mato Grosso do Sul-FAMASUL e Associação de Produtores de Soja e Milho-APROSOJA, atravĂ©s do OfĂ­cio nÂș 049/2024.

Para consubstanciar o pedido aos ministros Fernando Haddad e Paulo Teixeira, o deputado Renato expôs que a queda nos preços das commodities agrĂ­colas, aliada à redução dos custos operacionais, resulta em uma anomalia de mercado que compromete a margem de lucro dos produtores rurais.

"Esta situação não afeta apenas a capacidade de pagamento dos agricultores, mas, tambĂ©m repercute negativamente na economia do estado como um todo. No setor pecuĂĄrio, a desvalorização da arroba do boi, conforme indicado pela Cotação de Arroba Famasul, reflete os desafios enfrentados pelos pecuaristas, que se deparam com baixos preços de venda e altos custos de produção. Por isso, a recomendação da Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) para segurar os animais no pasto evidencia a necessidade de medidas emergenciais para garantir a sustentabilidade deste setor".

Diante deste contexto - argumentou o deputado - "Ă© imprescindĂ­vel o apoio do Governo Federal para a implementação de medidas emergenciais relacionadas ao financiamento agrĂ­cola, como: Prorrogação, por no mĂ­nimo seis meses, das parcelas da modalidade custeio que estão prestes a vencer, como forma de não inviabilizar o custeio das próximas culturas; e, Prorrogação para o final do contrato das parcelas da modalidade investimento, minimizando o prejuĂ­zo sobre o capital de giro. Essas medidas visam assegurar a continuidade das atividades agrĂ­colas e pecuĂĄrias, evitando prejuĂ­zos irreparĂĄveis aos produtores rurais e à economia do Estado".

"Portanto, solicitamos o apoio de Vossas ExcelĂȘncias a fim de garantir a implementação dessas medidas urgentes, as quais são essenciais para mitigar os impactos negativos enfrentados pelos agricultores e pecuaristas de Mato Grosso do Sul", finalizou Renato Câmara ao reforçar sua Indicação em defesa do agro, em apoio aos produtores e incentivo aos setores produtivos de MS, um dos estados que participa com um volume expressivo da produção agrĂ­cola e pecuĂĄria do paĂ­s.

Tags:   Política
Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

ComentĂĄrios

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2