Convenção Fiems 2024: Lideranças do Sesi, Senai e IEL debatem projetos
Alinhar estratégias e debater formas de tirar projetos do papel estão entre os objetivos da Convenção Fiems 2024.
Para o chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, o formato da convenção é estratégico para que de fato as metas cheguem até a ponta da indústria. "É um momento muito feliz do sistema, onde conseguimos reunir os líderes do Sistema Indústria para que possamos discutir as diretrizes: para onde o Estado está indo, para onde o desenvolvimento está indo, para onde a geração de oportunidades está indo. E, a partir daí, direcionar as nossas próprias ações".
Conforme o superintendente do Sesi, Régis Borges, há uma preocupação com a relação entre as casas, mas, sobretudo, com a compreensão e envolvimento dos colaboradores com os projetos desenvolvidos ao longo do ano. "Acho que dessa forma conseguimos ter uma entrega muito mais efetiva para a indústria", afirmou.
O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, destaca a importância dos colaboradores no desenvolvimento de projetos essenciais do Sistema Indústria. "É um ambiente de integração de todas as áreas e permite que o pessoal possa se desenvolver conhecendo produtos, conhecendo o sistemas, conhecendo condições e se propondo a desafiar os projetos que estão vindo em 2024. É um ano de colher muitos frutos de tudo o que temos desenvolvido no Sistema Fiems".
O superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, destaca que a convenção representa a união dos colaboradores. "Através dela, unimos pessoas, oxigenamos as ideias e damos uma força muito grande para atingir os objetivos da Fiems, que é cada vez mais melhorar a indústria de Mato Grosso do Sul".
Para a gerente do Sesi e Senai de Corumbá, Silvana Araujo de Barros, o evento é uma oportunidade de saber o que realmente passa pelas casas para trabalhar de forma alinhada. "Nós temos um público-alvo que é a indústria. É um público único que todas as casas atendem dentro daquilo que podem: a educação profissional do Senai, a educação básica do Sesi e a parte de saúde e segurança do trabalho. Com certeza o cliente é o mesmo, a dor é a mesma e temos que entender o outro lado. Nós somos a parte operadora, que faz esse trabalho nas unidades, principalmente, do interior", explica.
Programação
Durante o evento, os participantes puderam participar de palestras envolvendo o desenvolvimento de habilidades nas relações profissionais, além de se familiarizar com debates estratégicos para atuação neste ano.
O secretário executivo estadual de Qualificação Profissional e Trabalho, Bruno Bastos, abriu o ciclo apresentando um panorama do cenário econômico atual do Estado e o novo mercado de trabalho. Já a especialista em desenvolvimento humano, Dani Gil, palestrou sobre o papel da liderança de alta performance.
No período da tarde, o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende, apresentou o projeto do Observatório de Indústria aos colaboradores, enquanto o gerente do Instituto Senai de Eficiência Operacional (IST) - Senai Empresa, Thales Saad, mostrou como irá funcionar o projeto Carbono Neutro.
A sustentabilidade também foi tema de destaque. Participaram do Painel de ESG, representantes de indústrias com exemplos de sucesso. Mediado por Robson Del Casale, o debate contou com a participação de Eduardo Ferraz, gerente executivo da Suzano, Celso Yamamoto, coordenador da área de Qualidade da Metalfrio Solutions, e o gerente de Qualidade e Sustentabilidade da Metalfrio Solutions, Lenilson Ferreira.
O aniversário de 45 anos da Fiems também esteve na programação. Casale apresentou o calendário de comemorações em 2024, além de apresentações quanto aos resultados das casas, Sesi, Senai e IEL, e o debate "Sistema Fiems do Futuro" com Régis Borges, Rodolpho Caesar Mangialardo, José Fernando do Amaral, e o diretor executivo da Fiems, Anatole Verlaine Etges Anatole.
O dia foi finalizdo com o divertido quiz "Quem sabe mais", em que as lideranças tiveram de responder perguntas sobre o Sistema Fiems, e a entrega do "troféu abacaxi" para o melhor colocado.
Fonte: Ascom Fiems