Ministério da Saúde reforça campanha para prevenção da prematuridade

Ministério da Saúde reforça campanha para prevenção da prematuridade

Ministério da Saúde

No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, número que equivale a pelo menos 930 por dia ou 6 nascimentos pré-termo a cada 10 minutos. Com o tema "Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento", a campanha de 2022 para o mês Novembro Roxo tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados e a prevenção da prematuridade.

Durante o mês de novembro, o Ministério da Saúde vai apresentar ações voltadas ao cuidado das gestantes e recém-nascidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), visando à diminuição das taxas de parto prematuro no Brasil, bem como intensificar o cuidado aos recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em Unidades Neonatais brasileiras.

Nesse contexto, a Pasta vai divulgar conteúdos aprofundando temas como o contato pele a pele, formas de prevenção, amamentação na primeira hora, método canguru, cuidado neonatal, ações como a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), entre outras.

São considerados prematuros (ou pré-termos), os bebês que vem ao mundo antes de completar 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias). O acompanhamento médico e algumas medidas tomadas durante a gestação podem evitar o nascimento do bebê antes do tempo previsto.