USP é a mais reconhecida do Brasil em ranking de reputação mundial em 2023
Segundo o World Reputation Ranking 2023, a Universidade de São Paulo (USP) é a instituição de ensino mais reconhecida no Brasil, ocupando a posição 81-90 no ranking mundial.
Segundo o World Reputation Ranking 2023, a Universidade de São Paulo (USP) é a instituição de ensino mais reconhecida no Brasil, ocupando a posição 81-90 no ranking mundial. A Universidade de Campinas (Unicamp) também figura na lista, ocupando a posição 151-175. A liderança global é da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. O ranking, divulgado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE) desde 2011, é baseado na opinião de mais de 38 mil pesquisadores e acadêmicos convidados. Harvard tem se mantido como a universidade mais bem avaliada ao longo dos anos.
Além de Harvard, outras instituições de destaque são o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em segundo lugar, e a Universidade de Stanford, em terceiro. No total, 31 países têm representantes entre as 200 melhores universidades, com os Estados Unidos liderando a lista. Confira as 10 universidades com melhor reputação no mundo: Universidade Harvard (EUA), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), Universidade Stanford (EUA), Universidade de Oxford (Reino Unido), Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), Universidade Princeton (EUA), Universidade Tsinghua (China), Universidade Yale (EUA) e Universidade de Tóquio (Japão).
A escolha é feita com base na opinião de mais de 38 mil pesquisadores e acadêmicos convidados, de diferentes países. O grupo é escolhido levando em consideração a senioridade e quantidade de artigos publicados pelos intelectuais. Aceito o convite, eles citam as universidades que consideram com melhor reputação em relação ao ensino e pesquisa nas suas áreas de conhecimento. Este é o terceiro ano consecutivo em que a USP ocupa a posição 81-90 e a Unicamp a 151-175 no ranking mundial. Antes, em 2020 – ano em que a Unicamp entrou para a lista pela primeira vez –, elas estavam nas posições 91-100 e 176-200, respectivamente. A USP já ocupou lugar mais a frente: em 2015, ocupou a posição 51-60; e em 2012 e 2013, era 61-70.
*Publicado por Heverton Nascimento
*Reportagem produzida com auxílio de IA