A Space One já havia adiado o lançamento do Kairos diversas vezes, a última delas no sábado, devido à presença de um barco nas proximidades da plataforma. No entanto, segundos após a decolagem nesta terça-feira, o foguete explodiu no ar, espalhando chamas e fragmentos de combustível pela plataforma.
Em comunicado, a Space One confirmou o fracasso do lançamento e disse que as causas da explosão estão sendo investigadas.
O objetivo do lançamento era colocar em órbita um satélite experimental de informações do governo japonês. O voo teria duração de cerca de 50 minutos e alcançaria uma altitude de 500 quilômetros.
Primeira empresa privada japonesa a colocar um satélite em órbita:
A Space One pretendia ser a primeira empresa privada japonesa a colocar um satélite em órbita, feito que até então só havia sido realizado pela Agência Aeroespacial Japonesa (JAXA), em alguns casos em colaboração com o setor privado.
Características do foguete Kairos:
Com 18 metros de comprimento e 23 toneladas de peso, o foguete Kairos era relativamente pequeno para este tipo de veículo. Movido a combustível sólido, ele foi projetado para transportar uma carga de até 250 quilogramas para a órbita baixa da Terra.
Fundada em Tóquio em 2018, a Space One conta com a participação de grandes empresas japonesas, como Canon Electronics, construtora Shimizu e vários dos principais grupos financeiros do país.
Leia Também: Bug em corretor do iPhone troca palavras