A onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul nesta semana deve ganhar força e se manter até o fim do verão, em 20 de março. Além disso, todo o Estado deve ser afetado pelo calor de até 5°C acima da média anunciado nesta segunda por onda de altas temperaturas em 2024.
Previsão do Clima Tempo mostra que o forte centro de alta pressão atmosférica que está sobre o Sul do Brasil vai se mover gradualmente em direção a São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com esse deslocamento, a onda de calor deve se manter intensa até 20 de março.
Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. São caracterizadas pela duração acima de três dias consecutivos e temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média.
O outono começa oficialmente em 21 de março, quando são esperadas quedas nas temperaturas.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), das 10 cidades que apontaram as maiores temperaturas no Brasil nesta terça-feira (12), três são de Mato Grosso do Sul: Corumbá (38,8°C), Jardim (38,5°C) e Aquidauana (37,8°C). No ranking nacional, Campo Grande ficou em 28º lugar, com 36,2°C.
Ainda conforme o Instituto, 70 dos 79 municípios do Estado seguem em alerta de perigo iminente, o que exige dos moradores um cuidado redobrado com a saúde. Neste período, a recomendação é beber bastante água e evitar exposição ao sol, especialmente nos horários mais quentes do dia. O Corpo de Bombeiros (telefone 193) e a Defesa Civil (199) estão em alerta para atender eventuais ocorrências relacionadas ao calor intenso.