Outono chega quente, mas frente fria promete aliviar o calorão em MS

No primeiro dia da nova estação, a previsão é de sol com possibilidade de chuva no início da tarde

Calor deve predominar no Estado. Imagem Ilustrativa. (Marcos Ermínio, Midiamax)

Calor deve predominar no Estado. Imagem Ilustrativa. (Marcos Ermínio, Midiamax)

Após um verão de calor intenso, Mato Grosso do Sul entrou oficialmente no Outono às 00h06 desta quarta-feira (20). No primeiro dia da nova estação, a previsão é de sol com possibilidade de chuva no início da tarde.

Em Campo Grande, Outono inicia quente, com temperaturas variando entre 25ºC a 34ºC, a umidade relativa do ar varia entre 53% e 89%, o que indica um clima seco e ensolarado. Há possibilidade de chuva entre as 10h e 14h.

A boa notícia é que ainda nesta semana uma frente fria deve chegar ao Estado trazendo alívio ao calor.

De acordo com previsão do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo deve mudar na quinta-feira (21), devido ao avanço de uma frente fria. Não deve ficar frio, apenas menos quente, com redução das temperaturas máximas.

O Outono marca a transição do verão para o inverno, sendo caracterizada por temperaturas mais amenas e pela troca de folhas das árvores sazonais. No entanto, o clima da estação pode variar devido aos fenômenos climáticos.

A chegada da nova estação marca ainda o Equinócio de Outono, quando o tempo de dia é o mesmo tempo de noite, e conforme os meses passam, os dias ficam mais curtos.

Para 2024, o prognóstico indica que o frio das manhãs e as massas de ar polar da estação devem demorar um pouco para chegar e a influência do El Niño manterá atmosfera aquecida. O calor e a umidade continuam com as máximas acima dos 30 graus e umidade relativa acima de 65%.

Outono será de calor e poucas chuvas

Outono
Ipês formando "tapete rosa" em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

De acordo com o modelo ensemble do Cemtec, a previsão para a temperatura do ar indica que, no trimestre de abril, maio e junho, ficará 70-100% acima do que é esperado, ou seja, um trimestre bem mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima da média histórica.

Para quem aguarda o frio, há probabilidade de queda nas temperaturas em maio e frio forte em junho, com pequena chance de geadas para o final da estação, que encerra em 20 de junho.

Neste ano, o Outono será marcado por poucas chuvas e longos períodos de estiagem. Os modelos meteorológicos indicam fortalecimento de bloqueios atmosféricos associados a alta pressão no Paraguai e Bolívia, que reduzem a formação de nuvens, gerando seca.

Em consequência, a falta de chuva induz ao baixo teor de água no solo, provocando estiagens que devem ser significativas neste outono. A previsão indica que Mato Grosso do Sul pode ultrapassar o processo de forte estiagem com 30 a 40 dias sem chuvas.

Iniciado sob efeito do El Niño, o outono caminha para neutralidade e deve terminar sob atuação do La Niña.