PMNAS

Para fugir do calor escaldante, jacarés disputam espaço na sombra de rio no Pantanal de MS; veja vídeo

Em Corumbá, região onde foi registrada a cena entre os repteis, os termômetros alcançaram os 39,3°C na terça-feira (19), elegendo a cidade como a segunda mais quente do Brasil no último dia do verão.

Por Midia NAS em 20/03/2024 às 17:58:35
Em Corumbá, região onde foi registrada a cena entre os repteis, os termômetros alcançaram os 39,3°C na terça-feira (19), elegendo a cidade como a segunda mais quente do Brasil no último dia do verão. Jacarés durante onda de calor no Pantanal de MS

Durante a onda de calor, diversos jacarés foram flagrados se protegendo do sol embaixo de uma ponta na BR-262, entre Miranda e Corumbá, região do Pantanal de Mato Grosso do Sul. O registro foi gravado na segunda (8) e compartilhado pela pescadora e influenciadora Gabriela Brasil nesta quarta-feira (20). Veja o vídeo acima.

? Clique aqui para seguir o canal do g1MS no WhatsApp

"Eu estava saindo de Corumbá para retornar para Campo Grande e estava muito quente. Parei ali porque sabia que é um ponto onde tem muitos jacarés, mas aí eles estavam todos amontoados ali embaixo da ponte, fugindo do calor, dessa onda de calor que teve aqui no Mato Grosso do Sul", relatou Gabriela.

O biólogo Henrique Abrahão, explica que esse comportamento acontece porque é uma maneia de os jacarés regularem a temperatura corporal com o ambiente.

"Quando precisam aumentar o metabolismo, eles vão para o sol, ou para diminuir o excesso de calor, vão para a sombra, e todos eles vão para o mesmo lugar. Isso ajuda eles a se protegerem de predadores", detalhou o biólogo.

Jacarés se amontoaram na sombra para fugir do calor no Pantanal de MS

Reprodução

Henrique afirma ainda que as altas temperaturas podem afetar todo o ecossistema, podendo causar ainda hipertermia nos animais, condição caracterizada pela elevação anormal da temperatura corporal.

O verão terminou na terça-feira (19) com recorde de temperatura em Mato Grosso do Sul, segundo a Climatempo, atingindo quase 40°C.

Em Corumbá, região onde foi registrada a cena entre os repteis, os termômetros alcançaram os 39,3°C, elegendo a cidade como a segunda mais quente do Brasil no último dia do verão.

*Estagiária sob supervisão de Gabrielle Tavares

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Tags:   Polícia
Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2