Até o dia 1° de abril, professores que lecionam matemática em escolas da rede pública de Mato Grosso do Sul podem se inscrever no curso de especialização em Práticas Inovadoras no Ensino da Matemática. O curso de pós-graduação é ofertado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Coordenadora do programa e professora do Inma (Instituto de Matemática), Magda Mongelli destaca que o curso visa oferecer ao professor de matemática o aprimoramento de suas habilidades para promoção da equidade e inovação da Educação Básica.
"Isso se dará por meio de atividades que vinculam as teorias da aprendizagem, o planejamento de currÃculo, a avaliação e a gestão da sala de aula com as práticas que desenvolvem em suas escolas", explica.
Ao todo, são ofertadas 40 vagas para formação continuada de servidores da rede pública. A ação ocorre dentro do PED/Brasil (Programa de Especialização Docente) e envolve uma rede de universidades, com parceria da Universidade de Stanford e do Instituto Canoa.
O curso possui um conjunto de módulos planejados com base em pesquisas e os professores participantes deliberadamente conectam teoria e prática enquanto aprendem a planejar e colocar em prática currÃculo, avaliação e ensino, centrados nos estudantes.
Durante a especialização, os estudantes serão acompanhados por uma mentora ou mentor, responsável pelo apoio no seu desenvolvimento profissional, considerando o seu contexto de atuação escolar.
As aulas serão realizadas de forma presencial aos sábados pela manhã e tarde ou na sexta-feira à noite e aos sábados pela manhã, no Instituto de Matemática, na cidade universitária.
Mais informações podem ser obtidas no edital: https://boletimoficial.ufms.br/.