Cinco unidades de saúde de Campo Grande iniciam a vacinação contra covid-19 para bebês de seis meses a dois anos no sábado (12). O primeiro lote chegou nesta sexta-feira (11), às 7h15 com 15 mil imunizantes para todo Mato Grosso do Sul.
A aplicação começa para crianças que tenham comorbidades. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), as unidades também estarão abertas na segunda (14) e terça-feira (15), que será ponto facultativo e feriado, respectivamente.
Para Capital foram disponibilizados 1.520 doses do imunizante destinado para este público, que será distribuído nas unidades durante o dia, enquanto é feita a capacitação dos vacinadores. "Esta dose tem uma diluição diferente da vacina dos adultos e da de crianças, por isso será necessária essa capacitação antes, e, assim, iniciará a aplicação durante o plantão", afirma o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.
A saúde estima que cerca de 32.161 crianças nesta faixa etária estão em Campo Grande e que, deste total, entre 3% e 5% apresente alguma das comorbidades elencadas como elegíveis para vacinação pelo Ministério da Saúde. Ao todo, nesta primeira etapa da vacinação dos bebês, de mil a 1,5 mil crianças devem ser imunizadas.
As unidades de saúde referenciadas para a vacinação deste público ficarão abertas das 7h às 17h nos três dias de plantão, sem intervalos para almoço. Assim, pais e responsáveis por estas crianças poderão vaciná-los sem preocupações com horário de expediente de trabalho.
"Reforçamos que é necessário que se faça o cadastro prévio de identificação e anexe o laudo da criança. Aqueles pais que não conseguirem fazer o cadastro, devem levar o laudo ao local de vacinação, e esse ficará retido", complementa o secretário.
Mesmo com o cadastro aberto para todo o público entre seis meses e dois anos de idade, a vacinação está liberada, neste momento, somente para as crianças que apresentam alguma das seguintes comorbidades: