O programa mostra no terceiro episódio da série "Origens" como foi o início da carreira de Isaac Souza, atleta dos saltos ornamentais que vai representar o Brasil pela segunda vez nos Jogos Olímpicos de Paris, a partir do mês de julho.
O repórter Edgar Alencar conversa com Isaac, que teve o primeiro contato com o esporte através de outra modalidade, a ginástica, por conta de um projeto da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).
A migração veio após o convite de um amigo para um teste no Parque Aquático Julio Delamare, no complexo do Maracanã.
Ainda no clima olímpico, o programa relembra a conquista da medalha de bronze do revezamento 4x100m do Brasil nos Jogos de Pequim-2008.
No quarteto brasileiro estava o amazonense Sandro Viana, que depois de 15 anos segue correndo, mas agora em um novo esporte: o futebol.
A reportagem do Esporte Espetacular foi até Manaus para mostrar como foi a mudança das pistas para os campos de jogo, e seu o dia a dia como árbitro.
O vôlei também será pauta do programa, no quadro "Biografia de Um Lance". O repórter Renato Peters convida o bicampeão olímpico Giovane Gávio para rever um dos lances mais importantes da sua carreira e do vôlei brasileiro.
Em 2002, o Brasil encarou a Rússia na decisão do Campeonato Mundial, e o ponto do título veio justamente de um saque do jogador.
O Esporte Espetacular é apresentado por Bárbara Coelho e Lucas Gutierrez, e vai ao ar às 9h45.