Turista é atacado por peixe Dourado no pé e caso é avaliado como acidental

Turista de Presidente Prudente (SP), foi mordida na última quarta-feira (10) por um peixe dourado no Balneário do Sol, onde passa o Rio Formoso, em Bonito.

Foto: Dourados Agora

Foto: Dourados Agora

Turista de Presidente Prudente (SP), foi mordida na última quarta-feira (10) por um peixe dourado no Balneário do Sol, onde passa o Rio Formoso, em Bonito. O doutor em Ecologia e Conservação explica o que pode ter acontecido neste caso isolado no município de Mato Grosso do Sul.

Segundo o biólogo e doutor em Ecologia e Conservação, Guilherme Dalponti, a ocorrência deste tipo de incidente é extremamente rara, pois, Bonito, e as demais cidades como a Serra da Bodoquena recebem milhares de turistas anualmente e são pouquíssimos onde temos pessoas feridas por conta de interações com animais. “Os casos em que ocorrem acidentes com peixes geralmente acontecem durante as atividades de pesca, há também o risco de ser ferroado por arraias, mas estas não ocorrem nos rios de Bonito, devido às cachoeiras que formam uma barreira natural à sua ocorrência”.

“O caso isolado deste ataque do dourado provavelmente foi acidental, os dourados se alimentam das piraputangas, ambos são muito comuns nos rios de águas cristalinas e tendem a se aproximar das pessoas, pois sabem que podem receber alimentos, provavelmente a turista estava em meio a um cardume das piraputangas e o dourado a atacou por engano. Apesar de o risco deste tipo de ataque ocorrer novamente ser muito baixo é importante ressaltar que alimentar peixes ou outros animais pode causar alterações comportamentais que aumentam a probabilidade de acidentes, assim como também pode trazer prejuízos à saúde da fauna”, explicou o doutor em Ecologia.

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com profissional da área, já teve alguns registros de mordidas de piraputangas, principalmente em áreas onde estas são alimentadas artificialmente, que podem confundir adereços como pulseiras, brincos ou mesmo unhas com esmalte com alguma oferta de alimento, porém, como as piraputangas são frugívoras, suas mordidas causam apenas ferimentos leves.

No momento do incidente, foi relatado que a turista estava 'batendo' com os pés na água quando foi surpreendida pelo peixe, o que segundo especialistas, também pode provocar uma reação no animal, visto que os membros, ao baterem repetidamente na água, podem ser confundidos com presas pelo dourado.

Por meio de nota, a equipe do Balneário do Sol se pronunciou que disse que a turista foi atendida rapidamente pelos guarda-vidas e logo após foi transferida para Hospital Darci João Bigatonn. Além disso, relatou que o fato foi algo incomum, no qual, a segurança dos visitantes é a prioridade do local e informou que estão comprometidos em tomar todas as medidas possíveis para garantir uma experiência segura e agradável para todos.

Já a Prefeitura Municipal de Bonito esclareceu que eventos inesperados em meio à natureza podem ocorrer e cada atrativo em específico tem a política de como trabalhar quando isso acontecer. A maioria dos atrativos do município possui o Sistema de Gestão de Segurança (SGF), que prevê como agir em situações inesperadas, seja com o visitante durante o passeio, ou com os colaboradores.

A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, inclusive, trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros e demais parceiros para disseminar a importância do SGS nos atrativos tanto na – Gruta do Lago Azul e o Balneário Municipal, possuem o sistema e frequentemente os colaboradores passam por treinamentos para atender possíveis emergências. “De qualquer forma, reforçamos que esse tipo de acidente é muito incomum e nos raros casos em que acontecem, provocam apenas pequenos cortes, nunca tendo sido registrado em nosso município, um caso semelhante ao ocorrido na última quarta-feira (10)”, finalizou o comunicado. 

The post Turista é atacado por peixe Dourado no pé e caso é avaliado como acidental first appeared on Dourados Agora - Notícias de Dourados-MS e região.