EUA restringem viagens de diplomatas em Israel
Os Estados Unidos pediram a restrição de viagens de diplomatas e outros funcionários do corpo diplomático americano dentro de Israel, principalmente nas cidades mais importantes, como Jerusalém e Tel Aviv.
Os Estados Unidos pediram a restrição de viagens de diplomatas e outros funcionários do corpo diplomático americano dentro de Israel, principalmente nas cidades mais importantes, como Jerusalém e Tel Aviv. Essa recomendação veio após uma alta nas tensões após o Irã prometer retaliar um ataque israelense na Síria. Israel não confirmou a autoria, mas há fortes evidências. O líder supremo do Irã, Ali Khamenei prometeu vingança, atitude que até agora não tinha acontecido, o que elevou o estado de alerta dos israelenses e americanos.
Durante mais de seis meses de guerra na Faixa de Gaza, instalações consulares americanas foram atingidas por grupos fundamentalistas apoiados pelo Irã no Iraque e na Síria. Por conta disso, os americanos, principais aliados de Israel, elevaram o nível de tensão e vão viajar apenas em caso de extrema necessidade.
*Com informações do correspondente Luca Bassani