PSDB lidera e PP e Republicanos dobram
Os partidos de centro e de direita aproveitaram a janela partidária de março para aumentarem as bancadas e se reforçarem para a eleição de outubro. PSDB e PP, que brigam pela hegemonia no Estado, foram os que mais lucraram com a janela, que permitiu vereadores trocarem de partido sem perder o mandato.
O PSDB, que lidera o número de prefeitos em Mato Grosso do Sul, depois que passou de 37 para 51, também aumentou o número de vereadores. Passou de 230 para os atuais 340 com a janela partidária. Isso é quase a metade dos vereadores de Mato Grosso do Sul.
O Partido Progressista (PP) foi um dos que mais conquistou vereadores, praticamente dobrando o número de parlamentares. Passou de 79 para 149.
O Republicanos, que também é de direita e próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também se deu bem. O partido saiu de nove para 45 vereadores em Mato Grosso do Sul.
A reportagem também solicitou dados de outras siglas, que não informaram se perderam ou ganharam na janela. O presidente do PT, Wladimir Ferreira, disse que ainda não tem os dados, mas acredita que o partido ganhou e perdeu, o que não deve mudar muito o cenário. Já Marcos Pollon, presidente do PL, disse que ainda não recebeu os dados porque cumpre agenda na Europa.
Em 2013, Mato Grosso do Sul tinha 833 vereadores e o MDB, que na época governava o Estado, tinha o maior número, com 149, seguido por PSDB e PT, com 99, cada. Na sequência, PDT, com 80; PR, com 74, e DEM, com 66.