Por meio de publicação no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (26), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou o uso de área de terra com 40 metros de largura para a passagem de uma linha de transmissão, que interligará a Subestação UFV Rio Brilhante à Subestação Rio Brilhante, localizada no município de Campo Grande.
Tal interligação é para atender à necessidade de uma passagem da Linha de Transmissão UFV Rio Brilhante - SE Rio Brilhante, circuito simples, 230 kV, com aproximadamente 2,255 km de extensão.
O empreendimento em questão, com extensão aproximada de 399,7km, passa pelo estado de Mato Grosso do Sul, interceptando cinco municípios: Campo Grande, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Terenos.
As Linhas de Transmissão visam atender à demanda de distribuição de energia da região Centro-Oeste, tanto para a expansão estrutural da rede básica, como para o sistema de distribuição de energia.
As faixas de terra de 40 metros são utilizadas para atender às áreas das praças de torres e praças de lançamento, chamadas também de faixa de servidão.
Já a faixa de serviço consiste em um pedaço de terra, ao longo do eixo da linha de transmissão, necessária para garantir sua instalação, operação e manutenção com segurança das instalações e de terceiros. A faixa de serviço costuma ter 6 metros de largura.