Na Aldeia Jaguapiru, em Dourados, aconteceu ontem (27) o concurso de beleza que elegeu Miss e Mister Indígena. Neste ano foram eleitos Ana Carolina Ramires e Symo Machado Duarte, ambos do Povo Kaiowá.
Além da beleza, os ganhadores foram avaliados pelo envolvimento e conhecimentos envoltos a cultura, mostrando capacidade de representar positivamente suas comunidades e contribuir para causas sociais relevantes.
Durante o evento, os participantes desfilaram com trajes típicos de suas culturas, produzidos por eles mesmos em oficinas contempladas pela Lei Municipal Paulo Gustavo.
Esses trajes, confeccionados na oficina, intitulada Ñañemonde Porã (Nos vestindo bem), incluem vestimentas tradicionais, acessórios e pinturas corporais, representam a identidade étnica e cultural de cada concorrente.
Durante o mês de abril, foram disponibilizadas informações, fotos e vídeos de cada concorrente, dando a eles a oportunidade de se apresentarem e explicarem por que desejam ser Miss ou Mister Indígena. Além disso, os participantes puderam falar em sua língua materna, com tradução garantida para os que não conhecem a língua indígena.
Ana Carolina e Symo agora terão a importante missão de representar suas comunidades em eventos culturais, sociais e ambientais, como embaixadores da cultura indígena douradense durante o período de seu reinado.
O concurso, também contou com apresentação de grupo de dança da etnia Terena, de canto, da etnia Guarani e música com Dj Indígenas John Lenon Verom.