Operação prende em Dourados líder de associação criminosa especializada em fraudes financeiras
Um dos líderes de associação criminosa especializada em fraudes financeiros foi preso em Dourados, nesta terça-feira (30), na Operação Dupla Face.
Um dos líderes de associação criminosa especializada em fraudes financeiros foi preso em Dourados, nesta terça-feira (30), na Operação Dupla Face. O suspeito, que não teve o nome divulgado, além de um grupo, são investigados por aplicar fraudes milionárias contra grandes empresas em todo território nacional.
Deflagrada pela Delegacia de Itaporanga D’Ajuda, no Sergipe, a operação está sendo realizada em cinco estados, entre eles Mato Grosso do Sul.
O SIG (Setor de Investigações Gerais) comandado pelo pelo delegado Erasmo Cubas, na cidade de Dourados, deu apoio aos trabalhos. Cubas informou que a organização tinha dois líderes, sendo um deles localizado e preso no Parque Jequitibás, em Dourados, mas deverá ser encaminhado a Sergipe ainda hoje.
O delegado Weliton Júnior, da Delegacia de Itaporanga d'Ajuda, informou à imprensa que a fraude utilizada pelos grupo criminoso para lesar as empresas consistia em falsificação de assinaturas, confecção de procuração falsa e posterior reconhecimento de firma em cartório.
De posse da procuração com firma reconhecida, os investigados conseguiam obter talonários de cheques em nome das empresas alvo da fraude. A partir daí, eles preenchiam e realizavam transações financeiras de valores vultuosos.
A operacionalização do crime também contava com a contratação de um motoboy que, de acordo com o delegado, atuava de boa-fé, e realizava atividades de transporte dos documentos e ações ligadas ao cometimento das fraudes.
No decorrer da operação, que teve início na semana passada, foram cumpridos oito mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em endereços atrelados aos investigados, bem como em um quarto de hotel utilizado por dois dos envolvidos nos crimes.
Foram presos o líder do grupo criminoso e outros dois homens. O chefe do grupo criminoso foi preso em Dourados (MS). Já os outros dois presos foram detidos em Uberlândia (MG). Além desses locais, houve cumprimento das ordens judiciais em dois endereços de Goiânia (GO), indicados como pertencentes ao líder da associação criminosa.
A operação foi batizada de Dupla Face em alusão à vida que o líder da associação criminosa mantinha. Ele foi identificado como o dono de duas empresas ativas em Goiânia (GO), local onde reside com sua família.
The post Operação prende em Dourados líder de associação criminosa especializada em fraudes financeiras first appeared on Dourados Agora - Notícias de Dourados-MS e região.