A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio da Secretaria-Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho, participou do evento de formatura da primeira turma de aprendizes do curso de assistente administrativo da Atvos, grupo industrial do setor sucroenergético instalada em Mato Grosso do Sul, composta exclusivamente por PCD"s (Pessoas com Deficiência), realizado no município de Rio Brilhante.
A iniciativa é parte integrante do Movimento Comunidade, um programa que se insere no MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem da Atvos. Seu objetivo principal é catalisar novas trajetórias rumo ao desenvolvimento pessoal e profissional, tanto para os aprendizes quanto para as comunidades circunvizinhas às operações da empresa. Esta parceria estratégica com a FIEMS e o Senai fortalece os laços entre entidades e promove oportunidades inclusivas em um cenário onde a educação e a empregabilidade se tornam sinônimos de progresso.
"O evento celebrou não apenas a conquista dos formandos, mas também representou um marco significativo na promoção da inclusão e diversidade no ambiente profissional da Atvos, ação que o Governo do Estado fomenta, por meio do MS Qualifica", lembra o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Bruno Bastos.
Participaram da cerimônia representantes da Atvos; o Coordenador de Relacionamento com os setores público e privado da Semadesc, Esaú Aguiar; a Subsecretária de Políticas Públicas para Deficiência, Telma Nantes; o Diretor Regional do Senai MS, Rodolpho Cesar Mangialardo; Daniele Cristine Maske, do Senai e o Auditor Fiscal do Trabalho, Douglas Ferreira dos Santos, além de familiares dos formandos e membros da comunidade.
"A entrega dos diplomas representa não apenas o término de um ciclo de aprendizado, mas também o início de uma nova jornada profissional para os formandos. Agora capacitados para ingressar no mercado de trabalho, eles serão incluídos no banco de dados da Funtrab, com representantes da Casa do Trabalhador de Rio Brilhante auxiliando no processo de cadastro. A expectativa é de que a Atvos, em seu compromisso contínuo com a inclusão e a diversidade, abra uma nova turma exclusiva para PCDs ainda este ano, ampliando as oportunidades para mais pessoas", finalizou o secretário-executivo Bruno Bastos.