A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou em publicação no “X” (antigo Twitter) que a campanha de vacinação contra gripe, iniciada em 25 de março, foi ampliada para maiores de seis meses, em resposta ao aumento de casos de influenza no país. O novo boletim InfoGripe da Fiocruz alertou para os aumentos semanais nas internações por SRAG, especialmente devido ao VSR e à influenza “A”. A região Norte do país já iniciou essa etapa em novembro do ano passado e, por isso, não fara parte desta ampliação. Dependendo do estoque de vacinas e da situação dos casos em cada localidade, poderá haver restrições pontuais para certas faixas etárias. Segundo Nísia, a medida é “para responder ao aumento dos casos“. Agora, qualquer pessoa pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atualizar o cartão de vacina.
A campanha completou um mês em 25 de abril, com 23,51% do público-alvo imunizado. O Ministério da Saúde espera atingir pelo menos 90% de adesão à vacinação até o final da campanha, em 31 de maio. As menores taxas de imunização foram registradas nos estados do Mato Grosso do Sul, Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. O microplanejamento é uma estratégia importante para fortalecer e ampliar o acesso à vacinação, levando em consideração as diversidades regionais.
A vacinação contra a gripe vai ser ampliada para pessoas acima de 6 meses de idade. Estamos antecipando essa medida para responder ao aumento dos casos de influenza. (1/4)
— Nísia Trindade Lima (@nisia_trindade) April 30, 2024
*Conteúdo produzido com auxílio de IA