Professor de Engenharia da UNIGRAN toma posse como Inspetor do CREA/MS
O professor dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Radiologia da UNIGRAN, Wilson Passos, tomou posse como Inspetor do CREA/MS – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul em Dourados.
O professor dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Radiologia da UNIGRAN, Wilson Passos, tomou posse como Inspetor do CREA/MS – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul em Dourados. A solenidade aconteceu em Campo Grande, na sede do órgão, reunindo 25 novos inspetores de 13 cidades do Estado, que exercem o cargo até dezembro de 2026.
Wilson explicou que o cargo de inspetor é honorífico e temporário, ou seja, o atual presidente do CREA/MS precisa selecionar ou convidar engenheiros para tomarem posse da função, permanecendo na atividade durante três anos ou até o fim do mandato da presidência. Além disso, órgão de Dourados ainda representa os municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí e Vicentina.
"É uma sensação de muita responsabilidade, porque o cargo de inspetor do CREA é um cargo honorífico, no qual o presidente vigente seleciona ou convida alguns profissionais para estarem participando como inspetores. Então, a sensação é de bastante responsabilidade e de gratidão, por ter sido selecionado a estar participando desse cargo e pelo reconhecimento profissional", comentou o engenheiro.
Assumindo a vaga de inspetor auxiliar, Wilson ressaltou que ele é o primeiro engenheiro mecânica a assumir a vaga em Dourados, apontando que estar na função é de grande importância, principalmente com o desenvolvimento do setor industrial do município.
"Como está acontecendo esse desenvolvimento muito grande, estamos vendo diversos profissionais, tanto na área da engenharia mecânica, da engenharia elétrica, engenharia civil trabalhando nesses setores industriais. São vários profissionais trabalhando, várias linhas de frente, vários tipos de serviços nessa frente industrial. Além de toda frente que a gente já tem na cidade, na parte da construção civil, o setor agrícola, nós temos um setor industrial que está crescendo fortemente aqui, então é importante ter uma representatividade", comentou o professor.
Para ele, exercer a função no CREA é importante para aproximar o acadêmico ao órgão. "É de extrema relevância a universidade, os cursos de engenharia, estarem inseridos no CREA ou próximos. Nós temos atualmente o professor Luiz Henrique, coordenador do curso de Engenharia Civil, que é conselheiro no CREA e também participa da diretoria, e agora eu na inspetoria. Então, é extremamente importante ter essa proximidade. É importantíssimo para formar já esse futuro engenheiro ilustrando, destacando a importância do conselho, mostrando que o conselho é importante para o profissional. Os alunos percebem isso, vendo os docentes atuando no CREA, vendo os docentes trabalhando no mercado de trabalho e trazendo essas informações para dentro do conselho, com isso ele já vai se familiarizando com o sistema", ressaltou Wilson.