AtĂ© o momento 89 militares do do 10Âș Regimento de Cavalaria Mecanizado, de Bela Vista, procuraram a unidade de saĂșde e 5 permanecem internados atĂ© esta sexta-feira (3) após passarem mal depois do treinamento com recrutas que acabou na morte de VinĂcius Ibanez Riquelme, de 19 anos, no Ășltimo sĂĄbado (27).
Na tarde desta sexta-feira (3) o Comando da 4ÂȘ Brigada de Cavalaria Mecanizada informou que atĂ© o momento 89 militares procuraram atendimento mĂ©dico com sintomas de infecção viral e que a campanha de vacinação contra a Influenza continua.
Dos 26 militares internados inicialmente, 5 permanecem internados, ou seja, trĂȘs tiveram alta desde quinta-feira (2).
O militar que havia sido encaminhado para o Hospital Militar de Ărea de Campo Grande jĂĄ apresentou melhoras no quadro de saĂșde.
Em contato com a mãe do militar, que estava em estado grave na Santa Casa, ela revelou ao Jornal Midiamax que o filho recebeu um atestado de afastamento por um perĂodo de 30 dias.
Apesar do ExĂ©rcito citar infecção viral, a famĂlia de VinĂcius denunciou que a morte ocorreu por um possĂvel quadro de 'desidratação" e 'esforços exaustivos durante os exercĂcios fĂsicos", realizados em uma manobra militar. O treinamento ocorreu em meio a onda de calor jĂĄ anunciada antecipadamente pela meteorologia.
No que se refere às denĂșncias de possĂveis excessos durante o treinamento que acabou na morte do recruta VinĂcius, a 4ÂȘ Brigada afirma que foi aberto um procedimento administrativo para investigar.
"Foi aberto um procedimento administrativo para investigar sua possĂvel ocorrĂȘncia por parte de militares envolvidos no treinamento", diz em nota.
Ainda, lamenta a morte do soldado, afirmando que foi aberto inquĂ©rito policial para apurar as circunstâncias e somente após a conclusão do mesmo serão apresentadas as causas do óbito.