Onda de calor persiste em MS até a quinta-feira com temperaturas altas e baixa umidade, alerta Inmet

A onda de calor que atinge todo o Mato Grosso do Sul desde o último dia 27 de abril foi prorrogada, mais uma vez, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A onda de calor que atinge todo o Mato Grosso do Sul desde o último dia 27 de abril foi prorrogada, mais uma vez, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O novo alerta foi emitido nesta segunda-feira (06).

A nova expectativa indica que as temperaturas deverão estar de cinco a mais graus acima da média normal para esta época do ano. O aviso está classificado na cor vermelha, que representa Grande Perigo à saúde.

O calor intenso deverá permanecer agora até às 18 horas da quinta-feira (09). Ao mesmo tempo, todo o Estado também está em alerta para a baixa umidade relativa do ar, que pode ficar entre 30% a 20%, prejudicial à saúde.

Os meteorologistas explicam que nesta época do ano o calor costuma ser menos intenso devido à menor incidência de radiação solar e dias mais curtos. No entanto, essa onda de calor está trazendo temperaturas típicas de verão para o outono brasileiro.

"Essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de uma alta pressão atmosférica. Esse sistema meteorológico atua como um bloqueio atmosférico, inibindo a formação de nuvens de chuva em grande escala”, diz a meteorologista Valesca Fernandes, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Aliado a este sistema, os ventos do quadrante norte intensificam o ar quente e seco sobre o Estado. “Devido a esta situação meteorológica há impactos na vida da população e a recomendação é de que as pessoas bebam bastante líquido, além de umidificar os ambientes e quando possível evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia", completou.