O vice-prefeito e atual pré-candidato a prefeito de Caarapó, Leonidas Ignácio Moreno, conhecido como Gordo da Tigre, foi multado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul por campanha eleitoral antecipada.
A decisão parte de uma denúncia do Partido Liberal (PL) de Caarapó, relatando que na data de 09 de abril de 2024, o vice-prefeito publicou em suas redes sociais (Instagram e Facebook) um vídeo com mensagem de conteúdo eleitoral em local vedado.
“A Jornada rumo ao progresso em Caarapó continua! (¿) Aqui, é mais Caarapó. Aqui, é mais Vale da Esperança. Aqui, é mais trabalho! Vamos avançar juntos para um futuro melhor. O Progresso continua”, diz o vídeo, onde o vice-prefeito, acompanhado de vereadores, se coloca como pré-candidato a prefeito.
A juíza Camila de Melo Mattioli entendeu que, no momento em que o representado usa a expressão “Vamos avançar juntos para um futuro melhor”, é evidente que há um pedido para que aquele que assiste ao vídeo vote no pré-candidato, visando trazer/continuar progresso no município.
"Portanto, entendo que o vídeo divulgado pelo representado viola o princípio da igualdade de oportunidades entre os candidatos, pois evidencia a realização de atos de campanha fora do período eleitoral permitido por lei Posto isso, confirmo a liminar concedida ID 122179729 e julgo procedente a representação para imputar a LEÔNIDAS IGNÁCIO MORENO a divulgação de propaganda eleitoral antecipada, e para impor-lhe a multa de R$5.000,00 (cinco mil reais), com fundamento no Art. 36, §3°, da Lei 9.504 /97", diz a decisão.
Foto: Reprodução/rede social