Hora de encontrar as alianças: bolo de Santo Antônio está à venda em Campo Grande

Os interessados em adquirir os bolos podem comprar os convites diretamente com os paroquianos, na secretaria da Paróquia Santo Antônio de Campo Grande.

Hora de encontrar as alianças: bolo de Santo Antônio está à venda em Campo Grande
Os interessados em adquirir os bolos podem comprar os convites diretamente com os paroquianos, na secretaria da Paróquia Santo Antônio de Campo Grande. Bolo de Santo Antônio será vendido a R$ 10, em Campo Grande

Divulgação

O tradicional bolo de Santo Antônio, padroeiro de Campo Grande, já começou a ser vendido. Em 2024, os campo-grandenses terão muitas chances de encontrar as famosas alianças escondidas no bolo, isso porque serão espalhadas 2 mil alianças entre os potes.

Comercializados em potes individuais, o preço é de R$ 10,00 cada. Os interessados em adquirir os bolos e participar desta delícia podem comprar os convites diretamente com os paroquianos, na secretaria da Paróquia Santo Antônio ou após as missas na própria catedral.

Fama de casamenteiro

Segundo a Igreja Católica, Santo Antônio é conhecido como casamenteiro, porque no período em que viveu, entre os séculos XII e XIII, na Itália, auxiliava mulheres humildades a conseguirem um dote, requisito imprescindível na época, para se casarem. Os fiéis também recorrem a ele em busca de auxílio em causas consideras difíceis e para restaurar famílias.

Padroeiro de Campo Grande

Santo Antônio de Pádua, Santo Antônio de Lisboa ou, simplesmente, Santo Antonio. Em Campo Grande, a importância dele tem origem no fundador da cidade, José Antônio Pereira. Conhecido como Dom Antônio, ele era como se fosse um médico que parava para atender pessoas sofrendo com malária.

Na ocasião, de acordo com historiadores, teria feito uma promessa que, caso ninguém da comitiva adoecesse, José construiria uma igreja. Tempos depois, ele inaugurou a capela para o santo. A vila que nasceu foi chamada de Arraial de Santo Antônio de Campo Grande, depois se tornou Santo Antônio de Campo Grande e, em 26 de agosto de 1899, houve a emancipação e aqui se tornou apenas Campo Grande.

No início do século 20, no entanto, a igreja de alvenaria foi demolida e novamente construída na década de 70. Já a imagem do santo é a original, trazida pelo fundador da cidade.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: