Conselho Regional de Farmácia lança campanha, 'Farmacêuticos abraçam o RS', para ajudar vítimas atingidas por enchentes

É importante destacar que a campanha é totalmente técnica e supervisionada integralmente por profissionais farmacêuticos.

Conselho Regional de Farmácia lança campanha, 'Farmacêuticos abraçam o RS', para ajudar vítimas atingidas por enchentes
É importante destacar que a campanha é totalmente técnica e supervisionada integralmente por profissionais farmacêuticos. Farmacêuticos abraçam o RS.

Reprodução

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), lançou a campanha "CRF-MS Abraça o Rio Grande do Sul". O objetivo é arrecadar de maneira profissional medicamentos, fraldas infantil e geriátrica, produtos de curativos, repelentes e absorventes.

"Nesta primeira etapa da campanha, vamos montar uma força-tarefa com esses produtos que foram selecionados mediante a lista que a rede pública do Sul divulgou e também avaliando as demais necessidades da população vítima das fortes enchentes", disse o farmacêutico Clayton Godoy, coordenador de Fiscalização.

Coordenada integralmente pela Assessoria Técnica do CRF e Departamento de Fiscalização e mobiliza todos os colaboradores, conselheiros regionais, conselheiros federais e diretores. Outras entidades de classe, órgãos públicos, associações e lideranças serão convidadas para aderir a campanha.

É importante destacar que a campanha é totalmente técnica e supervisionada integralmente por profissionais farmacêuticos, uma vez que as doações receberão cuidados técnicos da equipe organizadora.

As doações devem ser em produtos lacrados na sua embalagem original, ou seja, sem uso, e dentro do período do prazo de validade. Todas as doações serão recebidas pela equipe técnica e passarão por criterioso processo de conferência e triagem farmacêutica.

A primeira fase de recolhimento será na Casa do Profissional Farmacêutico (sede do CRF-MS em Campo Grande), situado a Rua Rodolfo José Pinho, 66 Jardim São Bento, de segunda a sexta-feira, de 8h as 18h.

No interior do Estado, a população deve organizar as doações junto aos estabelecimentos farmacêuticos que aderirem a campanha. Para o estabelecimento participar, farmacêutico aderir, envie os dados da empresa para [email protected]. Mais detalhes podem ser obtidos pelo fone/WhatsApp (67) 99844-9371

Quem pode doar

Farmacêuticos, demais profissionais de saúde e empresas do setor farmacêutico, como farmácias, drogarias, clínicas, laboratórios e distribuidoras.

A população, empresários e entidades de classe, podem adquirir os produtos em qualquer estabelecimento farmacêutico, visto que nesses locais os produtos possuem garantia de qualidade e procedência.

No ato da doação, na sede do CRF-MS, em Campo Grande, os produtos serão catalogados e armazenados em ambiente com controle de temperatura, e demais condições ideias. "Precisamos que a população entenda a importância de preservar a qualidade dos produtos que atenderão os nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Vemos que muitos farmacêuticos já estão se doando - seu talento e mão de obra - nos atendimentos da população, lá do Sul, e nós aqui no Estado também faremos a diferença com essa campanha", destaca a presidente Daniely Proença.

A equipe técnica informa que os medicamentos que eventualmente não atenderem os critérios de qualidade, serão destinados para o descarte correto, já que o CRF-MS realiza constantemente há muitos anos as agendas de "Descarte Correto de Medicamentos".

Veja lista de produtos que fazem parte desta primeira etapa da campanha:

Dipirona gotas e comprimidos

Paracetamol gotas e comprimidos

Albendazol solução e comprimidos

Mebendazol comprimido e solução

Nitazoxanida

Ivermectina comprimidos

Permetrina xampu e Loção

Repositor de Flora Intestinal (ex. Repoflor, Floratil, Enterogermina...)

Sais ou solução de reidratação Oral envelope

Álcool iodado

Ataduras

Cremes e pomadas para feridas/micoses

Esparadrapo

Gaze estéril

Absorventes

Fraldas infantil e adulto

Protetor solar

Repelentes

Ação medicamentos autista

Entre as medicações psiquiátricas requisitadas e voltadas ao tratamento de TEA, estão: risperidona, aripiprazol, sertralina e depakene. Também estão sendo coletadas outras medicações, como: Doxiciclina 100 mg, Azitromicina 500 mg e a suspensão de 600mg, Amoxicilina 500mg, Novalgina gotas, insulinas, Aerolin, Corticoide comprimido, Rivotril 0,25 sublingual e Citalopram.

Além disso, materiais médicos, como gaze, soro fisiológico, seringas de tamanhos variados, agulhas, agulhas de insulina, álcool 70%, luvas, equipos para medicamentos injetáveis, micropore e fita crepe adesiva, também estão sendo coletados.

O ponto de coleta está localizado no consultório da médica pediatra, Dra. Amanda Coutinho, no Edifício Evidence, Rua Hélio Yoshiaki, 34, Sala 407; e no escritório da Dra. Raíssa Duailibi, na Rua Antônio Maria Coelho, 4970. Doações podem ser feitas das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, entre em contato pelos seguintes números: 67-99228-7376 (Raíssa) e 67-98402-6632 (Amanda).

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: