PMNAS

Campo Grande passa a contar com oito Conselhos Tutelares

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Por Midia NAS em 16/05/2024 às 13:34:29
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Conselho Tutelar Região Imbirussu, localizado na Vila Manoel Taveira.

Reprodução

Campo Grande agora passa a contar com oito Conselhos Tutelares, a nova unidade se trata do Conselho Tutelar Região Imbirussu, localizado na Vila Manoel Taveira.

Pelo menos 98 mil habitantes serão atendidos pelo 8° Conselho Tutelar Imbirussu, que irá abranger a população dos bairros Nova Campo Grande, Núcleo Industrial, Panamá, Vila Popular, Santo Amaro, Santo Antônio e Vila Sobrinho. Antes da inauguração essa região era atendida pelo Conselho Centro.

O secretário de Assistência Social, José Mário Antunes, ressaltou a importância da implantação.

"Foi um processo rápido e bem-planejado, desde a posse dos 40 novos conselheiros em janeiro até a criação de cada unidade. Todos esses profissionais começaram a trabalhar imediatamente nos equipamentos que já existiam para atender a população. Todo esse trabalho foi uma grande conquista, por isso quero agradecer também a todos os conselheiros que tornaram essas implantações possíveis, que atuam com dedicação. É um grande trabalho, não só da Assistência Social, mas também da Educação e Saúde", afirmou.

Para a conselheira tutelar Maria Suenia de Lima Romeiro, que irá atuar no 8º CT, o principal benefício da nova unidade é que ela irá evitar o deslocamento dos moradores da região para receber atendimento no Conselho Centro.

"A gente está muito feliz com a entrega do nosso Conselho, porque estaremos mais perto da população. A maioria das pessoas é muito humilde, não tem nem o vale de transporte para ir. Aqui fica bem mais próximo, até para a equipe realizar visitas para completar os atendimentos. Vai impactar bastante de forma positiva na vida da comunidade, que vai ter o Conselho mais perto e atuante", pontuou.

Estrutura

Brinquedos para crianças.

Reprodução

O 8º CT funciona em um imóvel alugado de 360m². O local passou por adaptações supervisionadas por arquitetos para garantir a acessibilidade e bem-estar da população que buscar os serviços da unidade. Todas as adequações foram realizadas com o suporte das equipes da Superintendência de Gestão Administrativa da SAS.

Com um ambiente acolhedor e humanizado, o prédio é composto por sete salas, que serão destinadas para o trabalho dos conselheiros, equipe técnica e administrativo. A unidade conta com recepção, copa, rampa de acesso e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, além de um espaço lúdico para as crianças, com brinquedos educativos.

Foram instalados aparelhos de ar-condicionado em todas as salas e rede de internet wi-fi, além de mobílias, equipamentos de informática e materiais para uso dos técnicos administrativos.

Além dos cinco conselheiros, a unidade conta também com profissionais administrativos, equipes técnicas, profissional de serviços gerais e motoristas, o veículo foi cedido pela SEGES.

A implantação do 8º Conselho Tutelar contou ainda com a parceria da Procuradoria Geral do Município e Assessoria Jurídica da SAS.

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O objetivo é garantir a proteção da criança ou do adolescente em situação de vulnerabilidade.

Um dos canais para realizar as denúncias é o Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser anônima. O serviço funciona em todo o país 24 horas e encaminha as denúncias para os conselhos tutelares.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Tags:   Polícia
Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2