Guilherme Aires, de 24 anos, é natural de Campo Grande (MS) e faz desenhos com aquarela; um único vídeo do jovem alcançou mais de 5,1 milhões de visualizações. Guilherme viralizou nas redes sociais com livro de receita ilustrado à mão
?????????????????O estudante de arquitetura Guilherme Aires, de 24 anos, uniu o amor pelo desenho e o hobby da culinária para criar um livro de receitas ilustrado à mão. Inspirado em receitas regionais, a arte do jovem já foi vista por mais de 5 milhões de pessoas nas redes sociais. Assista o vídeo abaixo.
Natural de Campo Grande (MS), Guilherme conta que o contato com a cozinha se tornou frequente quando se mudou para Uberlândia (MG), para fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Segundo ele, a ideia de criar um livro de receitas foi uma alternativa de eternizar os pratos de maneira gráfica e artística.
"A ideia do caderno veio justamente tentando unir esses dois hobbies: gostava muito de desenhar e estava cozinhando diariamente, cada vez um prato diferente. Minha mãe estava me ensinando a fazer pão caseiro, pra não esquecer a receita depois, achei a oportunidade perfeita de estrear meu caderno de receitas ilustrado. Postei na internet o resultado e o sucesso me incentivou a levar a ideia em frente e postar todo o processo".
Guilherme é natural de Campo Grande (MS) e mora em Uberlândia (MG)
Reprodução
De origem sul-mato-grossense, Guilherme detalha que já ilustrou receitas de comidas regionais como: sobá, sopa paraguaia e risoto pantaneiro. Ao todo, o projeto conta com 11 receitas, incluindo pão de queijo, bolo de rolo, bloody mary, ratatouille, brownie, galette de maçã e macarrão ao pesto.
O jovem diz que pretende desenhar ainda receitas como sopa de piranha, saltenha e paçoca de carne seca, quitutes tradicionais da culinária de Mato Grosso do Sul.
"Sou nascido e criado em Campo Grande, carrego muito da minha origem comigo e trago isso nas receitas. Com o sucesso das ilustrações, comecei a desenvolver vídeos curtos que mostravam o passo a passo do preparo da comida junto com a progressão do desenho".
Guilherme ilustrou receita de risoto pantaneiro, prato tradicional de MS
Amor pelo desenho
???????????????????????????????O amor de Guilherme pelo desenho existe desde a infância, quando o estudante passava para o papel sulfite o que via nos desenhos animados. A técnica surgiu na época do vestibular, quando o jovem aprendeu sobre perspectiva, sombreamento e escala.
Guilherme uniu hobby para criar livro de receita ilustrado à mão
Reprodução
Atualmente, o estudante uniu o desenho ao hobby da culinária no seu dia a dia. Segundo ele, embora a arquitetura e as ilustrações culinárias pareçam fazer parte de mundos distintos, é possível fazer um paralelo de que ambas as expressões são reflexões diretas da cultura.
"Na época da pandemia, fiz uma série de desenhos de edifícios do século passado em Campo Grande, que ilustram um pouco da história da capital. Em relação à cozinha, também sempre gostei de cozinhar, mas não tinha a mesma frequência ou dedicação quanto ao desenho. Gostava de fazer pratos especiais em eventos com a família ou para os amigos de vez em quando, como uma forma demonstrar carinho".
Receita de pão de queijo, prato tradicional de Minas Gerais
Reprodução
Enquanto une a paixão pelo desenho com o novo encanto pela culinária, Guilherme conta que o objetivo agora é conseguir encontrar uma editora que publique o livro de receitas ilustrado. "Pretendo até o fim deste ano encontrar uma editora que embarque na ideia, a versão física ficaria disponível para comprar na estante. Tenho a vontade também de ilustrar o cardápio de algum restaurante, isso seria muito legal".
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: